A higienização das mãos é uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções, diminuindo em 40% o risco de adquirir gripes e conjuntivites, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Outras vantagens vão desde a redução da mortalidade até a diminuição de custos associados ao tratamento de quadros infecciosos. Atenta a este cuidado diário e contínuo que todos devemos ter, a Vale Verde traz orientações sobre esse procedimento supostamente simples. Será que você lava as suas mãos da forma correta?
Infelizmente, por ser um procedimento comum e rotineiro, a higienização das mãos passa desapercebida para a maioria das pessoas. Vale mencionar que o termo higienização das mãos abrange:
- Lavagem das mãos, com água e sabão;
- Higiene antisséptica das mãos com álcool 70%;
- Higiene antisséptica das mãos;
- Antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos.
Na Vale Verde, é importante mencionar que há um local no refeitório para lavar as mãos, para aqueles que se esquecerem de fazê-lo nos sanitários antes das refeições. Além disso, são disponibilizadas soluções com álcool gel a 70% para higienização nas baias. Sobre isso, vale lembrar que NÃO SE DEVE:
- Usar papel toalha após a higienização com álcool;
- Usar álcool após lavar as mãos com água e sabão, para evitar seu ressecamento;
- Utilizar adornos nas mãos e pulsos (anéis, pulseiras, relógios etc.) antes do uso do álcool.