A Mina Serrote é um ambiente onde a excelência e a Segurança — o principal valor da MVV — andam de mãos dadas.
Continuando com nossa dedicação implacável à Segurança, a campanha “Eu Sou Nota 10, Porque Mantenho o Risco Sob Controle” avança para uma nova fase: “Trabalhos com Escavação e Estabilidade de Taludes”.
Esse tópico é fundamental para as operações da mina, que estão projetadas para continuar nos próximos 14 anos de vida útil.
De acordo com nossos especialistas em Segurança do Trabalho, as áreas onde ocorrem escavações, fundações e desmontes controlados de rochas, quando apresentam riscos, devem ser devidamente sinalizadas com avisos de advertência, inclusive durante a noite.
Barreiras de isolamento também devem cercar todo o perímetro dessas áreas, com o intuito de evitar a entrada de veículos e pessoas não autorizadas.
Em escavações com profundidade superior a 1,25 metros, medidas de proteção, como taludes ou escoramentos, precisam ser adotadas de acordo com um projeto elaborado por profissional habilitado. Além disso, escadas ou rampas devem ser posicionadas próximas aos postos de trabalho, permitindo uma saída rápida em situações de emergência, garantindo a segurança dos trabalhadores.
Caso existam cabos elétricos, tubulações de água, esgoto, gás ou outros elementos nas proximidades da escavação, medidas preventivas devem ser tomadas para eliminar riscos de acidentes durante a execução dos trabalhos.
Um procedimento crucial é a inspeção prévia e a elaboração de uma Análise de Risco (AR) e/ou Permissão Para Trabalho (PPT) antes da execução dos serviços. Isso garante que todas as precauções necessárias sejam tomadas para manter um ambiente de trabalho seguro.
Na MVV, como mencionado, a nossa prioridade é a Segurança. Continuamos comprometidos com o bem-estar de nossos empregados(as) e com a excelência operacional. A Segurança está sempre em primeiro lugar, porque você, empregado(a), é o nosso maior valor.
E aqui somos todos(as) nota 10! Afinal, mantemos o ambiente e os eventuais riscos sob controle.
CONFIRA OS RISCOS QUE JUNTOS(AS) VAMOS CONTROLAR EM 2023: