A Mineração Vale Verde (MVV) foi destaque durante a “Oficina Sobre Segurança de Barragens” e o “Seminário de Compartilhamento – aperfeiçoamento de ferramentas estaduais de gestão de recursos hídricos no âmbito do progestão”, ambos realizados em Sergipe.
O evento ocorreu entre terça (12) e quinta-feira (14) no auditório do Núcleo de Petróleo e Gás, da Universidade Federal de Sergipe.
Durante a oficina, o gerente Geral da MVV, Tony Lima, abordou o Método Construtivo da Barragem de Rejeitos da Mineração Vale Verde, mostrando aspectos técnicos que estão de acordo com o Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
Estiveram presentes também o coordenador de Meio Ambiente da MVV, André Maia, e o técnico de Agropecuária, Jaedson Oliveira.
“Foi muito enriquecedor! Fizemos, inclusive, uma vistoria técnica à barragem do rio Poxim, em São Cristóvão. Ela foi construída no ano 2000 com o objetivo de abastecer a região de Aracaju”, diz André Maia.
A oficina foi realizada pela Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe (Sedurbs) e pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).
O momento de aprendizado serviu também para a troca de experiências entre as defesas civis estaduais e municipais, posto o papel que elas exercem na elaboração e execução dos Planos de Ação e Emergência (PAE).