Durante esta última semana, a empresa terceirizada Aires Serviços Ambientais realizou a análise da qualidade do ar nos prédios da Mina Serrote, aqui no site em Craíbas.
Essa é a terceira campanha feita nos ambientes internos da MVV, realizada pela Aires, compreendendo espaços prediais que tenham pessoas trabalhando diariamente, como o Ambulatório, Almoxarifado, Escritório H (prédios administrativos), Refeitório Principal e prédio da Planta, entre outros locais neste aspecto.
Neles, a equipe da Aires Serviços Ambientais estava utilizando uma cabine GM-5000 e um Impactador Andersen, que faz a análise microbiológica do ambiente onde está.
Já a GM-5000 é uma estação compacta para monitoramento da qualidade do ar (análise de CO2, particulado e NO2, por exemplo, além da conferência da velocidade do vento e umidade relativa do ar).
O GM 5000, desenvolvido pela Thermo Fisher Scientific, realiza o monitoramento contínuo de partículas e gases a partir dos poluentes homologados pela Resolução CONAMA 491/2018.
Segundo Thiago Santos, técnico de operações da Aires, o equipamento capta uma amostra do ar atmosférico por meio de um tubo vertical aquecido (inlet), que permite que os poluentes gasosos e partículas menores que 40 mícrons de diâmetro aerodinâmico entrem no analisador, excluindo detritos e gotículas de água.
Após essas coletas feitas nos vários ambientes da Mina Serrote, o material será encaminhado para o laboratório AS Martins, em Aracaju.
Todo esse cuidado visa o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos empregados(as) e terceirizados(as), sempre na busca de melhorias pontuais na construção de um excelente lugar para se trabalhar.