Ele é um dos cinco filhos de seu José Gama e da dona Maria Júlia e cresceu envolto à agricultura e à natureza.
Ainda jovem, envolveu-se bastante com o plantio de fumo, cultura verde que em muito ajudou Arapiraca a crescer socioeconomicamente em tempos idos.
Essa sua relação com a terra lhe rendeu a curiosidade e a paixão pela sustentabilidade e pelo meio ambiente.
E foi no Projeto Serrote da Mineração Vale Verde (MVV) que ele se encontrou de vez, onde hoje atua como técnico em Meio Ambiente.
O homenageado da vez é um querido por todos e todas. Seu nome: Jadson dos Santos Gama.
TERRA E FAMÍLIA
Natural de Arapiraca, com apenas dois meses de vida, ele foi morar na Lagoa da Laje, local em que se situa a mina do Projeto Serrote, zona rural de Craíbas-AL.
Portanto, estar “de volta” a essas terras, agora como empregado de uma multinacional, é algo muito simbólico para ele.
Na adolescência, foi para o Itapicuru, desta vez em Arapiraca-AL. Naquela comunidade também rural, sua família se estabeleceu.
É lá onde atualmente Jadson, com 35 anos, reside com sua esposa, a cabeleireira Joseane, e os três filhos.
“Minha família é minha maior paixão. Tenho muito amor pelos meus pais agricultores — são literalmente os meus heróis —, pela minha companheira e minhas crianças. Sou muito apegado a todos”, diz Jadson.
Seus pequenos se chamam Victor Eduardo, de 11 anos, Jamilly, 6, e Camila de 1 ano e 10 meses, o trio que o motivam a sair para o mundo trabalhar e desbravar os novos caminhos. Tudo por eles.
AMOR PELO OFÍCIO
Ele tem o curso de Técnico em Meio Ambiente e de Técnico em Segurança do Trabalho, além de ser graduando em Engenharia Ambiental.
“Amo o que faço! Tive na MVV todas as minhas oportunidades de crescimento para desempenhar meu trabalho! Sou muito grato! Hoje sou técnico em Meio Ambiente, mas entrei na empresa como auxiliar de campo. Após seis anos de muito suor, me tornei técnico em Meio Ambiente. Muito orgulho em trabalhar e integrar a MVV!”, ressalta.
Antes disso, como já dito, ele se envolveu com o plantio de fumo trabalhando como agricultor e, na sequência, como mototáxi. “Meu primeiro emprego com carteira assinada foi na MVV”, diz ele, agradecendo a Deus.
Católico, Jadson vai à missa aos domingos. “Sou muito feliz e, dentro do possível, tento fazer a diferença na vida das pessoas”, pontua.
E acrescenta: “Tenho imensa satisfação em zelar pela conservação dos nossos recursos naturais, em especial dos existentes na região agrestina de Alagoas. Temos trabalhado muito fortemente na MVV em Educação Ambiental — sobretudo com as trilhas ecológicas e a recepção dos estudantes no Centro de Educação Ambiental — para promover o nosso bioma Caatinga e conscientizar as pessoas daqui. Cuidar das pessoas é cuidar do meio ambiente. Somos uma coisa só”.
Jadson pensa diferente. Jadson faz mais. Jadson é MVV.