Quem o conhece, sabe o quanto ele é reservado. Mas uma figura de um coração imenso, sempre à disposição para a ajuda necessária a qualquer tempo.
Estamos falando de Izaías Heleno da Silva, auxiliar de Topografia do Projeto Serrote da Mineração Vale Verde (MVV).
Nascido em Serrita, interior pernambucano, ele atualmente mora com a família no sítio Umbuzeiro, zona rural de Craíbas-AL.
Quando veio para Alagoas, estudou na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição e vê na Educação o futuro para os seus dois filhos: Maria Aparecida, de 21 anos, e José Emanuel, de 15.
A mais velha está cursando Pedagogia, já no 3º período na Universidade Paulista (UNIP) campus Arapiraca, e o caçula, no 1º ano do Ensino Médio.
“Meu pai é o maior incentivador dos nossos sonhos! Ele me ajuda imensamente a traçar o meu caminho, graças ao esforço dele! Mesmo cansado, depois de um longo dia de trabalho, por exemplo, vai me buscar na faculdade, no trabalho”, diz ela, que é também atendente de telemarketing na AeC Contact Center. A vida para ela é “puxada”, como assim o foi para Izaías.
Ele, antes de atuar na MVV, trabalhou como garçom em um restaurante e também como auxiliar de serviços gerais em uma fábrica de biscoitos.
“É dedicado em tudo que faz! Meu pai é apaixonado pelo trabalho dele, embora seja reservado quanto às coisas da MVV. Mas dá para ver o amor que ele tem pelo que faz diariamente. Sempre foi o sonho dele trabalhar na mineração”, diz a filha.
Segundo ela, Izaías é muito caseiro. Prefere o aconchego do lar e o carinho da família a festas.
No conforto de seu sofá, ao lado da esposa, a dona de casa Edjane Silva, gosta de assistir a filmes de ação, ouvir músicas sertanejas e ver futebol — é torcedor do Flamengo.
“Ele não gosta muito de tirar fotos, sabe? Essas que enviei são raras! Guardadas com o maior amor e cuidado!”, conta Maria Aparecida.
Por ser amante do lar, Izaías cuida ainda de um coelho a quem chama carinhosamente de “Pretinho”. O bichinho de estimação inusitado está no seio da família e dorme na sala de casa.
Quem o adora é o sobrinho de Izaías, o pequeno Adriano Neto, de apenas um aninho e meio de idade.
“A relação da nossa família é muito boa! Ele é um pai zeloso, um pai incrível! Esse é o melhor amigo que alguém pode ter. Um maravilhoso homem, esposo; foi um excelente filho. Como pai, reforço, eu ainda o descrevo como a luz que nos guia, nos ensina sempre o caminho da verdade, nos ensina o valor da vida. Uma pessoa extremamente carinhosa, risonha! É também ele o nosso melhor amigo!”, descreve Maria Aparecida.
A estudante também o pinta como um homem de fé. “Sempre vai à missa aos domingos. Vamos todos juntos, na verdade. Ele ama a vida e o que mais o motiva é a sua fé e o amor que temos. Nossa união, como família”, conclui a filha.
Esses, com certeza, são traços da Educação que Izaías recebeu de seus dois pais, já não entre nós, Josefa Maria e Heleno Salustiano. Os nossos grandes mestres se vão, mas os ensinamentos sempre continuam. Agora, repassados ao seu casal de filhos.
Izaías pensa diferente. Izaías faz mais. Izaías é MVV.