Quando novos, muitos são os sonhos e as potencialidades dentro de cada um de nós. Vem a vida e arrasta as nossas páginas, fazendo com que alguns capítulos sejam antecipados e outros não lidos.
Uma dessas pretensas paixões de Thiago Fellipe dos Santos, de 36 anos, era aprender a tocar violão.
Isso foi deixado de lado, por conta de estudos, projetos outros e responsabilidades prematuras: ele se tornou pai ainda muito jovem.
No entanto, o sonho não acabou. Agora, ao lado do filho Carlos Eduardo, de 13 anos, ele retomou as aulas no instrumento de seis cordas. Os dois seguem aprendendo juntos o que o tempo reservou para ambos — alguns acordes que só fazem sentido se executados a quatro mãos parceiras.
Thiago trabalha no setor de Planejamento do Projeto Serrote da Mineração Vale Verde (MVV) e leva ao pé da letra esse dom de estar sempre aprendendo, aplicando isso por lá também.
Segundo sua esposa Samanta, ele adora adquirir novos conhecimentos. “Sem dúvida, esse ofício na MVV é algo que tem o impulsionado a querer aprender mais. Thiago comenta que está sendo um novo desafio trabalhar nessa empresa. Ele vem se empenhando mais e mais a cada dia para somar à equipe”, diz a médica de 31 anos.
Atualmente, ela está fazendo residência em Ginecologia e Obstetrícia. Sempre teve o apoio incondicional do marido para continuar a estudar e se aperfeiçoar para ajudar as outras pessoas.
Seguindo o ritmo e o mesmo compasso, Thiago está cursando Engenharia Mecânica e tem formação como Técnico em Informática, além de cursos na área de Planejamento.
Ele, antes de integrar o time MVV, trabalhava na 5PM, prestadora de serviços da Atlantic Nikel, em Ipiaú-BA.
“Não mede esforços quando o assunto é estudo”, completa Samanta. “Agora ele está lendo, por exemplo, o livro ‘Sapiens: uma breve história da humanidade’. Ultimamente, nosso bate-papo tem envolvido muito o ser humano”.
Os dois estão juntos há 15 anos. Há 13, tiveram o Cadu, apelido do único filho do casal.
“Éramos bem jovens quando nos apaixonamos. Eu tinha 14 anos no nosso primeiro ano de namoro. A gente se conheceu em um acampamento. Era ‘virada de ano’. Desde então estamos juntos”, conta.
Nascido em Timóteo-MG, Thiago cresceu apenas com o cuidado materno de dona Edna.
Sua mãe mora há duas décadas na Itália com o padrasto Rosário, “que tem um carinho imenso por ele”.
Juntamente de Edna, os avós maternos Cirilo e Berenice — ambos já não entre nós — foi quem ajudaram a criá-lo no interior mineiro. De lá das terras “Geraes”, ele chegou a morar em São Paulo, Pará, Bahia e, por ora, em Alagoas devido ao Projeto Serrote.
A melodia de sua vida segue mudando o tom, mas sem desafinar o riso. “Ele é muito bom pai. É uma delícia ver quando os dois, Cadu e ele, estão juntos batendo papo. Risada idêntica dos dois!”, revela Samanta.
Outro ponto importante em sua vida é o aspecto social. Thiago adora conversar, prosear com os amigos em uma boa roda. Amante de churrasco, não perde a oportunidade de reunir todos em encontros do tipo. (No momento, os convites estão suspensos por conta da COVID-19, mas voltarão, ele garante.)
Cristão, o jovem pai e recém-violeiro ama a vida. O que mais o impulsiona são os desafios. Os novos e os velhos. Em qualquer que seja o momento para encará-los.
Thiago pensa diferente. Thiago faz mais. Thiago é MVV.