O ano de 2021 será de muita alegria. Já neste mês de janeiro, ele fará 21 anos de casado com a mulher que escolheu e o acolheu como companheiro de vida.
Estamos falando de Marco Antônio Vinhas Rocha, de 47 anos, engenheiro mecânico do nosso Projeto Serrote, em Craíbas-AL.
Natural de Salvador, ele não precisou ir longe para conhecer a sua futura esposa. Foi lá mesmo onde cursou Engenharia Mecânica, na Universidade Federal da Bahia (BA) — Marco ainda tem MBA em Gestão Financeira pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), no Rio de Janeiro.
Rita de Cássia Vivas Rocha, hoje com 48, era à época estudante de Farmácia.
“Eu estava terminando o meu curso e fazia parte da comissão de formatura. Então, para angariar fundos, resolvemos fazer um forró para a nossa festa de formatura. Foi nesse forró, na Faculdade de Farmácia, que nos conhecemos!”, exclama Rita, atualmente formada e especialista em oncologia clínica.
O dois-para-lá-dois-para-cá deu tão certo que eles ficaram amigos, começaram a namorar, casaram e hoje têm dois filhos lindos: Matheus, de 19 anos, que cursa Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo (USP), e Carolina, 16, no Ensino Médio.
Segundo Rita, Marco ama ficar em casa e fazer churrasco para seus familiares. Quando viaja, também prefere ir junto da família. “Os nossos sobrenomes são parecidos: eu, Vivas, ele, Vinhas. Até nisso, somos almas gêmeas”, brinca a esposa. “Gostamos sempre de estar por perto”.
Nas horas vagas, Marco adora ouvir música (ele é eclético e aprecia Alceu Valença, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Geraldo Azevedo, Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Gusttavo Lima, Edson Gomes e, como todo bom baiano, o axé do Chiclete com Banana, Ivete Sangalo e Araketu), assistir a filmes (entre suas preferências estão dramas, comédias e ação: “Assalto ao Banco Central”, “ Truque de Mestre 1 e 2”, “Oito Mulheres e um Segredo”, por exemplo) e de acompanhar os campeonatos de futebol. Ele é torcedor ferrenho do Esporte Clube Bahia.
Na hora do trabalho, com ele não há tempo ruim. “Marco gosta muito do que faz! Desde que se formou, trabalha com mineração. Ele ingressou na Vale em 1996 em uma mina de potássio, em Sergipe. Permaneceu lá até 2018. Agora, na MVV, está adorando essa nova experiência e aprendendo muito também”, conta Rita.
Católico, tendo a fé como um de seus pilares, muito de seu jeito de ser, sua índole e educação foram herdados de seus pais, que continuam morando na capital baiana: a dona Adélia Maria Vinhas Rocha, professora aposentada, e o seu Adilton Roberto Ramos Rocha, técnico químico aposentado pela Petrobrás. Marco tem apenas um irmão, Francisco Antonio Vinhas Rocha, que é engenheiro eletricista.
“Ele é um marido muito amoroso e atencioso. Nossa relação vem sendo construída desde sempre — às vezes erramos, às vezes acertamos e vamos seguindo juntos com muito amor, respeito, cumplicidade e equilíbrio. É um filho maravilhoso, um pai exemplar e atento. É um bom amigo, sempre muito prestativo. Ele é uma pessoa alegre, gosta muito de viver e o que mais o motiva é a família, seu bem mais precioso”, completa a esposa, que a cada novo ano se apaixona ainda mais por ele. Que venham mais 21 para ambos. Que 2021 seja fruto dessa aspiração.
Marco faz diferente. Marco faz mais. Marco é MVV.