Nesta quinta-feira (4), houve uma nova edição do nosso Diálogo Social com moradores da Área de Influência Direta (AID) do nosso empreendimento, aqui em Craíbas.
Desta vez, o assunto foi o estudo de engenharia e sismografia que foi realizado em 51 casas da região, a fim de obter a participação social na avaliação de possíveis impactos relacionados ao aparecimento de fissuras e rachaduras em imóveis.
Moradores da AID vinculam as detonações da operação de mineração ao aparecimento das anomalias nas residências. É importante ressaltar que todas as detonações (desmontes controlados) são efetuadas seguindo os parâmetros exigidos pela lei vigente e estão todas sendo computadas junto às autoridades competentes.
Até o presente momento, nenhuma anomalia foi detectada pelos três sismógrafos utilizados por nossas equipes semanalmente. Esses desmontes, inclusive, têm o aval do próprio Exército brasileiro.
O estudo está sendo feito a partir de reclamações obtidas no canal Fale Conosco e pelos analistas de Relações Comunitárias da nossa empresa.
O Diálogo Social ocorreu no Salão de Eventos da Profª. Graça Silva, líder comunitária da comunidade Lagoa do Mel. Na oportunidade, os participantes acompanharam o que vem sendo feito a partir desses estudos, com presença e explanação de líderes da MVV.
ESTUDO
Esse recente estudo está sendo realizado desde o último dia 5 de outubro pela Vaz de Mello Consultoria e Sequência Engenharia.
Ao final, haverá um parecer técnico, onde será estabelecido se, afinal, é possível haver influência ou não das vibrações no surgimento e evolução das manifestações de fissuras nas casas.
A vistoria teve como objetivo examinar as características físicas dessas residências para estimar o padrão construtivo, da tipologia, do estado de conservação e da idade aparente, além disso identificar a existência de falhas e danos existentes nas 51 edificações.
Foram analisados 18 pontos de sismografia nesse período, que abrangeram as 51 casas. As informações estão sendo analisadas para devolutiva às comunidades no início de 2022.