Dia Nacional da Caatinga: um bioma preservado pela MVV

8 de maio de 2019
Por Zóio Comunicação

O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente em 28 de abril no Brasil. A data foi criada com com o objetivo de homenagear este bioma único e conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental. Alagoas é um dos poucos estados do Brasil onde este tipo de vegetação é encontrado. O município de Craíbas, que faz divisa entre as regiões Agreste e Sertão, possui diversas espécies ainda nativas desta mata e tem na Mineração Vale Verde um agente ativo para a preservação da fauna e flora na região.

Na Fazenda Uruçú, propriedade da MVV, há uma ampla área onde a Caatinga está sendo preservada e que tem servido inclusive para visita e aprendizado para estudantes de escolas e universidades da região, que constantemente circulam pela trilha ecológica. Neste sentido há entendimentos para a formalização de parceria entre a mineradora e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), para a realização de projetos de pesquisa sobre o bioma mantido e cuidado pela Vale Verde.

No local também são executados pela empresa projetos de educação ambiental, para mostrar à a população a importância de se conservar os recursos naturais existentes com as matas e os recursos hídricos.

Promover e conservar o bioma da caatinga é compromisso da MVV, que mantém na Uruçu estufas, onde são cultivadas mudas nativas, destinadas ao reflorestamento das comunidades da região. As ações da empresa incluem a reintrodução de espécies de cactos da caatinga no município com tipos como Xique – Xique, Mandacaru e Facheiro. Este projeto busca recuperar essas espécies de plantas que se encontram degradadas pela região.

Na área da fauna, a criação de abelhas nativas sem ferrão, conhecidas popularmente como mandaçaia, visa resgatar e multiplicar esta espécie, como forma de aumentar o número de insetos polinizadores na reserva legal e assim reforçar a responsabilidade social e ambiental da Vale Verde com a região e à preservação da caatinga.

A caatinga

A caatinga é um bioma único do Brasil, ocupando aproximadamente 11% do território nacional e pode ser encontrado nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais.

O Dia Nacional da Caatinga foi oficializo através do Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, que determina que anualmente, em 28 de abril, seja comemorado o Dia da Caatinga no País. Ainda de acordo com o Decreto, a responsabilidade para a promoção e organização de ações próprias para conscientizar a população sobre a importância desse bioma caberá ao Ministério do Meio Ambiente. O dia 28 de abril foi escolhido em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrilho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil.

Área de preservação da caatinga segue em crescimento na Fazenda Uruçú

OUTROS REGISTROS