DDS Especial reforça importância da nossa Política de Direitos Humanos

30 de julho de 2021
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2021-07-29-at-08.03.47

Nesta quinta (29) e sexta-feira (30), realizamos dois importantes momentos durante os já tradicionais Diálogos Diários de Segurança (DDS), antes do início do nosso expediente aqui no site em Craíbas.

DDS sendo realizado no prédio da Mina (Foto: MVV)

No ensejo, falamos sobre a importância dos Direitos Humanos nas nossas vidas e como a existência deles afetam as nossas liberdades individuais e sociais, também dentro do escopo do trabalho.

A DECLARAÇÃO

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada e proclamada após apenas três anos do fim da Segunda Guerra Mundial. O nosso planeta estava estilhaçado, em pedaços.

Precisávamos ser mais compassivos e humanos, diante das cinzas que estavam à nossa frente. Essas mesmas cinzas nos deram a oportunidade de renascer enquanto comunidade global.

E, por isso, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III).

DDS sendo realizado com o time de PCM (Foto: MVV)

O primeiro artigo já nos traz os seguintes dizeres: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.

Daí a necessidade de criarmos novas oportunidades para todos e todas, com educação de qualidade, acesso à cultura, à saúde gratuita, ao esporte e ao lazer, com uma infraestrutura adequada, com água limpa e comida na mesa.

Nós, da MVV, fazemos a nossa parte trabalhando em conjunto com os entes públicos contribuindo para que as nossas comunidades vizinhas possam ter esses direitos garantidos juntos às suas Administrações Públicas Municipais, apoiando e atuando em conjunto quando for viável a partir de projetos sociais diversos.

E, internamente, também precisamos agir com coerência e com a mesma seriedade. Nessa perspectiva, vamos tratar hoje de um assunto muito importante: a nossa Política de Direitos Humanos.

DSS sendo realizando com a equipe de TTO (Foto: MVV)

A MVV tem como objetivo aplicar diretrizes e princípios nesse contexto em sua atuação junto aos nossos empregados, parceiros comerciais (como fornecedores, empresas terceirizadas etc.) e moradores das comunidades vizinhas ao nosso empreendimento.

Temos como referência o nosso Código de Conduta Ética — que é seguido à risca de acordo com os nossos valores — e os Princípios Orientadores em Negócios e Direitos Humanos e os Princípios Voluntários em Segurança e Direitos Humanos, em conformidade à legislação brasileira e normativas mundiais, a exemplo da Carta Internacional de Direitos Humanos da ONU.

Dentro dessas nossas diretrizes estão quatro importantes pontos: a identificação, o gerenciamento, o monitoramento e a comunicação dos riscos de Direitos Humanos.

Para isso, temos toda uma sistemática para garantir dentro de nossa atuação um ambiente que acolha os nossos empregados e dê a eles todos os subsídios que proporcionem condições dignas de trabalho e crescimento profissional, com um local seguro e saudável para exercerem suas funções, primando o bem-estar dos nossos efetivos MVV e terceirizados.

Temos um ambiente aberto, em linha com o nosso valor Colaboração, promovendo a inclusão e não tolerando qualquer tipo de assédio e discriminação.

DDS sendo realizado com a área de Almoxarifado (Foto: MVV)

Como vocês já sabem, outro importante valor dentro da nossa empresa é a Segurança. Ela tem que estar sempre em primeiro plano no nosso dia a dia, em todas as nossas ações. Das mais simples até as mais complexas.

Por isso dispomos, aqui no nosso Projeto Serrote, de uma equipe de Segurança Patrimonial. Eles são treinados para tratar todas as pessoas com dignidade e respeito, rejeitando o tratamento degradante e desumano.

Inclusive, ao trabalharmos com as forças de segurança pública (como a Polícia Militar e os Bombeiros, por exemplo), comunicamos a eles essas nossas políticas internas, enfatizando o nosso compromisso com o respeito dos direitos de todos. Para o caso de conflitos iminentes, buscamos sempre soluções pacíficas e conciliadoras.

Por isso, estabelecemos todo esse contato com as comunidades vizinhas ao nosso empreendimento. Entendemos que o nosso Projeto está integrado a esses locais e, assim, realizamos sempre diálogos estruturados para conversarmos regularmente, com ética e transparência, sobre todos os nossos processos de impacto socioeconômico, ambiental e cultural na região, informando-os a respeito dessa nossa abordagem.

Desse modo, buscamos contribuir para o desenvolvimento local sustentável desses territórios, com o intuito de fomentar e fortalecer iniciativas que respeitem as vocações dos moradores e promovam a manutenção das dinâmicas das comunidades a longo prazo, incluindo aqui ações voltadas para pessoas fora do mercado de trabalho e para o empreendedorismo, dando protagonismo a todos e todas.

DDS sendo realizado no prédio da Mina (Foto: MVV)

No contexto de gestão fundiária, relacionado diretamente à terra, a nossa empresa evita e, quando não é possível, procura minimizar qualquer tipo de reassentamento de casas e famílias.

Caso isso ocorra, buscamos mitigar os impactos negativos desse reassentamento em se tratando de direitos humanos, adotando padrões reconhecidos nacional e mundialmente, a fim de que tudo ocorra de maneira cordial e humana. Remuneramos as famílias de forma justa, de acordo com os indicadores atuais de mercado.

Fornecemos, também, apoio técnico às comunidades afetadas com o reassentamento, contribuindo para o desenvolvimento e o cooperativismo.

Sobre o poder público, estamos em conformidade com a legislação nacional e cooperamos com as autoridades para o respeito e a promoção dos direitos humanos. Além disso, cooperamos com a apuração de quaisquer incidentes por parte de autoridades envolvendo desrespeito a esses direitos, inclusive, fatos que envolvam nossos empregados e empresas parceiras da MVV.

Por fim, dentro dessa nossa Política de Direitos Humanos, possuímos dois canais: Um voltado para o público interno, que é a Linha Ética, que está amplamente divulgada na campanha de comunicação atual e o outro, o Fale Conosco, que é essencial para que haja um feedback das nossas ações e as populações de Craíbas e Arapiraca encaminhem dúvidas, reivindicações e elogios: é o 082 9.8189-6016, que funciona como WhatsApp.

Para conferir na íntegra a nossa Política de Direitos Humanos, acesse vale-verde.com/integridade.

DDS sendo realizando na Manutenção (Foto: MVV)

OUTROS REGISTROS