Muito além do dilema das cores rosa e azul, outra coisa tem que estar sempre retornando ao debate, não importando o mês: a prevenção.
Campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul ganham ainda mais força com o passar dos anos.
Daí a necessidade do diálogo com pessoas de ambos os sexos, com a finalidade de alertar sobre os sintomas de cada um dos cânceres — tanto o de mama, nas mulheres e também nos homens, que além desse último, tem o de próstata.
No último dia 30, ainda em outubro, a Mineração Vale Verde (MVV) realizou um DDS especial com palestra e dinâmica teatral em parceria com o Serviço Social da Indústria de Alagoas (Sesi/AL) durante o Diálogo Diário Social (DDS), que levou a campanha: Nas Cores da Prevenção.
QUER UM TOQUE?
Tocar no assunto é um dos primeiros pontos: há cura para o câncer, sobretudo, sendo diagnosticada ainda no início.
Segundo a enfermeira do Sesi, Lycia Vasconcelos, o autoexame deve fazer parte da rotina da mulher para a identificação de nódulos na mama. É aconselhável também a ida ao médico para uma mamografia a partir dos 50 anos de idade.
Já o homem precisa, acima de tudo, encarar de frente o preconceito e preferir a vida no fim das contas, procurando um especialista para o “exame do toque”, já que o câncer de próstata é o segundo com maior incidência entre eles.
O DDS, realizado no Galpão do Almoxarifado, trouxe ao público de empregados da MVV e terceirizados a performance cênica do Teatro Socioeducativo do Sesi com o ator Luiz Matheus Oliveira, com o personagem Batman, um herói combatendo a doença e alertando sobre a importância da prevenção.