A área onde ficará o maciço da barragem de rejeitos da Mineração Vale Verde passa por sondagem geotécnica, como forma de se garantir melhorias na qualidade do material, que será utilizado para fazer o barramento do tipo alteamento a jusante.
No local, o setor de geologia da mineradora efetuou 17 furos para pesquisas, que definirão o tipo e a qualidade do solo que será utilizado para a construção do maciço. Os estudos devem ser concluídos nos próximos meses, segundo informa o geólogo da MVV, Luzimar Rêgo.
De acordo com o engenheiro da mineradora, Marco Magalhães, as características da barragem em construção estão entre as melhores do Brasil, entre as quais solo compactado e controle por filtros. No caso do barramento do tipo alteamento a jusante, destaca, não há na história da mineração no Brasil caso registrado de rompimento.
“Como nós temos muita área, o rejeito depositado na barragem que virá com a água, vai ficando sedimentado e com isso vai demorar mais tempo para chegar até a área do maciço, preparada para manter a segurança da barragem. Esse processo a jusante nós não temos conhecimento de ter ocorrido algum rompimento no Brasil”, reforça o engenheiro.