No último dia 5 de outubro, houve a primeira reunião mensal dos facilitadores(as) de Gestão de Risco da nossa empresa. O encontro ocorreu na Sala Alagoas, no Escritório H, aqui no site em Craíbas, e deve ocorrer recorrentemente, sempre no início de cada mês.
Todos os facilitadores(as) estão devidamente treinados(as) e habilitados(as) para atuarem como agentes em suas áreas, replicando a importância da cultura de Gestão de Riscos para nossos empregados e empregadas da Mina Serrote.
Fazem parte do nosso time de facilitadores: Adriano Andrade (SSMA), Nieldo Gonçalves (RICC), Débora Lopes (PMO), Christiane Reis (Melhoria Contínua), Gabriel Fonseca (TTO), Ricardo Sousa (RH/ADM), Guido Martins (Gestão de Contratos), Tatiane Sotero (Planta), Ana Luisa Ramos (Mina) e Renata Lamas, Tatiane Cafezeiro, Vincci Carmides, Wagner Mesquita e Isabela Gurjel (SC, IT & C).
“Essa é mais uma iniciativa bem sucedida da MVV na busca constante pelo Acidente Zero. E fazer parte desse time é, sem dúvida, uma oportunidade única de contribuir com o nosso maior valor, que é a vida em primeiro lugar”, diz o coordenador de Meio Ambiente da nossa empresa, Adriano Andrade.
Do mesmo modo, Nieldo Gonçalves, analista de Inteligência e Performance da coordenação de Relacionamento Institucional, Comunidade e Comunicação (RICC) da nossa empresa, se vê como peça fundamental para o bom funcionamento da Gestão de Riscos, trazendo os profissionais para perto desse gerenciamento constante.
“Estamos sempre evocando as percepções de quem está cotidianamente inserido nos processos e tarefas de uma área e isso torna o processo vivo, possibilitando a troca de informações entre os setores da nossa empresa, quase que diariamente, se necessário. Hoje, gerenciar riscos é menos custoso e mais responsável, tanto financeiramente, como para a imagem da empresa. É essencial! Como o nosso setor trata de comunicação e relacionamento direto com comunidades e instituições, gerenciar as demandas e expectativas dos stakeholders é trabalho árduo diário da equipe, estando sempre atenta aos riscos do negócio e pensando à frente”, pontua o analista Nieldo Gonçalves.
O QUE É
Gestão de Riscos é a gestão de recursos (humanos, materiais e financeiros), que visa antecipar eventos indesejados de forma que as consequências desses eventos não impactem as operações da nossa empresa, nem exponham os nossos empregados(as) a qualquer desnível de Segurança, o nosso maior valor.
Isso repercute desde a variação de preços dos nossos insumos para o dia a dia até eventuais desastres ambientais, por exemplo, sendo esta, portanto, uma pauta extensa.
Quando implementada de forma consistente, melhora o desempenho encorajando todas as inovações no nosso empreendimento, bem como o alcance dos objetivos da organização.