Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março ocorreu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração. Foi uma semana intensa para falar de saúde e segurança ocupacional (SSO) com palestras, peças de teatro com a participação de atores do SESI/AL e debates. Além disso, a edição de 2019 foi a primeira que teve um dia do evento transmitido simultaneamente para todas as unidades da Vale Verde, com um posicionamento único, promovendo uma cultura de segurança integrada na empresa.
Durante a semana, a Uniodonto, empresa responsável pelo plano de saúde odontológico de empregados e dependentes, disponibilizou uma unidade móvel para atendimento na unidade de Craíbas. Uma equipe composta por uma dentista e uma auxiliar deram consulta e realizaram procedimentos de baixa e média complexidade em 12 pacientes, além de fornecer dicas de saúde bucal preventiva.
A semana contou ainda com uma campanha de vacinação – onde foram oferecidas as vacinas dT (difteria e tétano) e anti-Hepatite B, em parceria com a coordenação de Vigilância em Saúde de Craíbas. A equipe de SSO também ofereceu uma ginástica laboral especial com dicas de alimentação saudável – que contou com a presença de uma professora de educação física e uma nutricionista – e disponibilizou uma estrutura para realizar coleta de sangue para tipagem sanguínea.
Mas um dos grandes destaques da SIPATMIN começou antes mesmo do início da semana: a escolha do slogan. Foram 14 empregados inscrevendo slogans e concorrendo a um Smartphone de última geração. Líderes da empresa votaram no melhor conceito, aquele que, em sua opinião, estaria mais alinhado ao posicionamento de SSO da empresa. E a vencedora foi… Micheline Magalhães!
Micheline explica que o slogan veio de algo que ela põe em prática no dia-a-dia: “Segurança não é algo que você pode quantificar ou falar. Quanto vale a nossa vida? Vida é algo que não tem preço. Todo mundo tem que chegar em casa todo dia bem, da mesma forma que saiu e até melhor. Se você não põe em prática o comportamento seguro em cada uma das suas atitudes, falar não vai resolver. Pense no que sua família ia sentir de você algum dia não voltasse pra casa. Segurança é isso. É pensar em você e no outro”.
Prêmio merecido, não? Parabéns, Micheline! Pelo Smartphone certamente. E principalmente, pelo exemplo. E a primeira foto com o telefone novo você pode envia para o Comunicação Interna que a gente também publica!