Para os cristãos, o Natal é uma época de celebração, conciliação e de estar com a família e amigos. Mas você sabe como são as comemorações desta data em outros países? O Vale Verde News traz comemorações e curiosidades sobre o Natal em alguns países do mundo.
FINLÂNDIA: De acordo com a lenda, o país onde mora o verdadeiro Papai Noel recebe cerca de 700 mil cartinhas por ano de todo o mundo. O Natal na Finlândia é tradicional, com troca de presentes à meia noite, jantar em famílias e alegria. Uma curiosidade: só no último domingo antes do Natal que as pessoas compram e decoram a árvore.
JAPÃO: Não é feriado no Natal (a maioria da população não é cristã), embora a data seja comemorada lá atualmente. Então, depois de um dia normal de trabalho, os japoneses jantam com a família no dia 25.
PORTUGAL: A festa tradicional de Natal é sempre com familiares e amigos. Após a celebração religiosa, no dia 24, à noite, os portugueses estão prontos para a ceia. Os pratos típicos postos à mesa geralmente são o bacalhau com batatas e a rabanada de sobremesa.
FRANÇA: No país dos queijos e vinhos, existe uma tradição nobre e inusitada: no dia de Natal, os franceses vão até a casa de um inimigo para que façam as pazes. É um gesto que, para eles, simboliza a reconstrução de elos e o início de uma nova jornada.
IRLANDA: O Papai Noel é muito admirado na Irlanda, o que gerou uma gentileza por parte dos irlandeses. Eles deixam para o velhinho uma generosa torta de carne e uma cerveja Guinness.
ITÁLIA: Além do Papai Noel, que distribui presentes no Natal, há a crença, no país, que uma bruxa chamada Befana entrega presentes para as crianças entre os dias 5 e 6 de janeiro. Se as crianças se comportarem, a velha senhora enche as meias de todas as crianças com doces e presentes, ou com carvão, se não tiverem se comportado bem.
ÍNDIA: No país da Ásia Meridional, as decorações das árvores de Natal são um pouco diferentes dos demais países. Os enfeites são feitos com plantas que existem no país, principalmente folhas de bananeira e mangueira. Os mesmos enfeites são espalhados pela casa, além de lamparinas de argila.
AUSTRÁLIA: Assim como no Brasil, no país da Oceania onde o Natal é comemorado no verão, as famílias geralmente comemoram a data nas praias, com brincadeira, diversão, sol e… mar! Uma curiosidade é que, em alguns lugares, o Papai Noel chega surfando ou em um barco.
Fonte: Hotel Urbano