O cansaço – e, em muitos casos, a constante sensação de fracasso – contribui para que os empregados estejam mais expostos aos acidentes de trabalho. Nesses casos, empresa e empregados precisam agir de forma proativa e se manterem conscientes de que é preciso evitar riscos no ambiente de trabalho. Seguem dicas para se evitar o estresse no trabalho:
1. Respeite os horários da ginástica laboral e dos descansos. Mais do que uma atividade física ou um momento de pausa na rotina, eles são importantes para descansar o corpo, trazer novo ânimo, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional.
2. Observe seus limites. Mesmo com as cobranças em excesso, de nada adianta forçar seu corpo a ir além do que você está acostumado. Siga o ritmo de trabalho com o qual você tem controle, utilize todos os equipamentos de proteção indicados e, caso se sinta desconfortável, não hesite em procurar a coordenação da sua empresa. Caso sinta algum sintoma de estresse, procure a enfermaria na mesma hora.
3. Garanta as condições de trabalho ideais. Não é porque há uma meta a ser batida que podemos descuidar da nossa própria segurança. Se você identificar um problema em uma máquina, por exemplo, pare o trabalho e acione a equipe de manutenção imediatamente, mesmo com a possibilidade de parar a produção.
4. Fique atento à legislação. Não há motivos para descumprir a legislação quando se fala em saúde e segurança do trabalho. Cansaço ou estresse não são motivo para motoristas ultrapassarem os limites de velocidade ou para realizar trabalho em altura sem a devida proteção, por exemplo.
5. Mantenha o bom humor. O estudo Relantionships @Work mostrou que 46% dos profissionais ao redor do mundo acreditam que ter amigos na empresa é importante para aumentar a felicidade. Ou seja, tratar bem os colegas ajuda a manter um bom clima organizacional e isso tem impacto no bem-estar de todos.
Apesar das cobranças mais intensas, é preciso encarar o trabalho como ele é visto ao longo de todo o ano. A seriedade nas relações e a cumplicidade para entender a dor do outro contribuem para que se crie um melhor ambiente laboral, com menos acidentes e mais produtividade.
Fonte: ocupacional.com.br