Comitê Roda Com Elas promove palestra sobre “Masculinidades nas Organizações”

12 de novembro de 2021
Por Agência Lúmen
MASCULINIDADES-1-1

Como tornar o nosso mundo contemporâneo e o ambiente de trabalho cada vez mais inclusivos e plurais?

Paulo Pas explanou sobre como podemos dar um passo de cada vez para sair da masculinidade tóxica (Foto: Zóio Comunicação)

Na nossa empresa, acreditamos que criar condições para isso é mais que necessário para a ampliação do nosso olhar nessa nova tomada de consciência que estamos todos e todas imersos.

Por isso, por meio do comitê de diversidade Roda Com Elas, trouxemos aqui para a Mina Serrote, em Craíbas, o palestrante Paulo Pas, economista e professor do curso Diversidade nas Organizações, da Aberje.

Conteúdo abriu novos olhares para os homens presentes (Foto: Zóio Comunicação)

O evento ocorreu nesta quarta (10) e quinta (11), em fóruns que envolveram empregados e empregadas, líderes da MVV e Appian Brazil e prestadores de serviços.

O especialista veio falar sobre a masculinidade e seus efeitos nas corporações. Em geral, a indústria de mineração é um ambiente predominantemente masculino. Aqui na MVV, criamos espaços para que a inclusão e equidade sejam pautas de nossas reflexões para um ambiente cada vez mais plural.

Comitê Roda Com Elas está trazendo reflexões importantes para o dia a dia da nossa empresa (Foto: Zóio Comunicação)

Paulo Pas falou abertamente sobre machismo, machismo estrutural, masculinidade frágil, práticas (in)conscientes do machismo, vieses inconscientes e papéis de gênero, prezando sempre por um ambiente de trabalho livre de masculinidades tóxicas.

“Há marcadores sociais que nos diferenciam enquanto homens. Não saímos da mesma forma. O conceito de masculinidade é transitório e muda conforme o contexto e cenário em que estamos inseridos. É preciso encararmos os novos tempos que nos mostram que a igualdade de gênero é o caminho para que masculinidades saudáveis passem a existir”, pontua Paulo Pas.

Palestra também foi dada a líderes da MVV e Appian Brazil (Foto: Zóio Comunicação)

“Esse é um tema que vem muito sendo abordado lá fora. Fico contente de nossa empresa estar debatendo isso hoje. Homens e mulheres no campo corporativo sempre tiveram certas distâncias e é muito bom ver que tudo está agora se horizontalizando. Tenho 35 anos de carreira e já tive diversas mulheres chefes. De 1992 até 2007, majoritariamente foram elas que estiveram no comando e, como empregado, eu entendia sempre sua autoridade e inteligências. É muito importante levar o que foi falado aqui hoje para o nosso dia a dia. Às vezes não percebemos certas atitudes nossas. Mas estamos juntos e juntas por esse novo ideal de igualdade”, destaca o encarregado do setor da Ipiranga Logística, Sivaldo Silva, que acompanhou uma das sessões da palestra. 

Este foi um debate extremamente necessário para abrirmos os nossos corações e mentes para a equidade de gênero. Aqui no nosso site e lá fora.

OUTROS REGISTROS