Nesta quinta-feira (21), integrantes do Comitê de Comunicação Interna (CCI) da MVV participaram do workshop “Reputação e Comunicação Corporativa”, com Karla de Melo, gestora de comunicação em grandes empresas de mineração, tendo experiência de mais de duas décadas na área.
O treinamento ocorreu no FDS Coworking, em Arapiraca, para refletir sobre a importância dos papéis de cada integrante do CCI dentro da nossa empresa, alinhado ao nosso objetivo de possuir cada vez mais uma comunicação fluida e horizontal em todas as instâncias.
“Foi uma ótima oportunidade de aprendizado, em que compartilhamos temas importantes como ‘Teoria da Comunicação’, ‘Comunicação Não Violenta’, ‘Comunicação Não Verbal’ e outros assuntos, como forma de aprimorar o entendimento dos membros do nosso Comitê e ressignificar a nossa atuação, centrada nas melhores práticas de mercado e nos indicadores de desempenho dos comitês de empresas do setor. Saímos reenergizados deste momento de troca, seguindo em frente com a construção diária deste Excelente Lugar Para Se Trabalhar [GPTW], que já somos e continuaremos a ser”, pontua Mário Lima, coordenador de Relacionamento Institucional, Comunidades e Comunicação (RICC) da Mina Serrote.
COMUNICARE
De fato, a comunicação é o coração de uma empresa. A palavra vem do latim comunicare e quer dizer “tornar comum”. Isto é, comunicar é alinhar, é repetir.
Uma boa comunicação interconecta todos e todas. É isso o que almeja a nossa empresa: que os nossos empregados(as) e terceirizados plenamente estejam em linha a fim de que os processos da Mina Serrote fluam de forma adequada, segura e responsável. Para isso, é preciso que todas as áreas “falem a mesma língua”, estejam alinhadas em termos comunicacionais.
“Todo profissional precisa aprimorar seus processos de comunicação. As pessoas prestam atenção não apenas ao que falamos, mas também a como falamos. Ao falar a mesma coisa de modo diferente, geramos reações diferentes à mesma informação. Por isso, o tom adotado é muito importante, além da abordagem não violenta. Dados recentes comprovam que a linguagem corporal e a entonação são, respectivamente, responsáveis por 55% e 38% de como as pessoas captam a mensagem. Assim, entendemos que é necessário preparo e vocês estão aqui hoje para dar este passo à frente. Isso é essencial e a MVV está de parabéns por proporcionar um workshop como este”, diz a especialista e consultora Karla de Melo, que é ex-executiva da Vale S/A.
Ficou evidente que uma comunicação efetiva transforma qualquer momento — até os ruins — em oportunidade para transmitir uma mensagem de maneira clara e objetiva, sempre combinando diálogos construtivos e visão de futuro.
“A chave da comunicação é a escuta. Quando uma pessoa está falando, o que me parece é que já queremos responder na sequência — tirar a pessoa do raciocínio e apenas colocar nosso ponto de vista. Assim, não ouvimos, não a entendemos. É importante esperar a pessoa falar em sua totalidade. Sempre temos uma opinião para dar sobre algo, mas é essencial ouvir. Tenho aprendido muito sobre isso com a Ana Luisa Ramos, a nossa coordenadora de Planejamento de Mina, que trabalha comigo diretamente. O conteúdo apresentado neste workshop irá nos ajudar imensamente a realizar essas novas comunicações e estando junto com o RICC nessa missão”, comenta Avelino Couto, especialista em Operação de Mina da nossa empresa.
O treinamento contou também com diversas dinâmicas, que fizeram os participantes interagirem. Outra que aprendeu bastante com o encontro foi Giovanna Vasco, advogada da MVV, que atua no setor Jurídico da nossa empresa.
“Achei espetacular esse workshop. O aprendizado aqui vamos levar para o nosso dia a dia, inclusive, para nossa casa. Tudo trazido foi relevante e importante. Vamos aplicar e melhorar os fluxos de todos “, ressalta ela.
Assim, o Comitê de Comunicação Interna segue com o compromisso de agregar ainda mais valor à pauta informacional da nossa empresa, agindo sempre com intencionalidade em prol de todos ficarem cientes dos processos internos da Mina Serrote.