Este ano, ainda no primeiro semestre, a nossa empresa lançou o 1º Edital de Apoio a Projetos Sociais da MVV, beneficiando 6 projetos do Agreste alagoano.
Cada um deles está recebendo até R$ 15 mil. Esses projetos se enquadram em atividades que envolvem cultura, educação, empreendedorismo, geração de trabalho e renda, esporte, lazer e desenvolvimento das comunidades vizinhas à Mina Serrote, aqui em Craíbas.
É o caso do projeto social “Música na Comunidade: uma corrida para transformar vidas”, da Associação Comunitária dos Moradores do Povoado Corredor, de Arapiraca-AL, que está contando com estudos de canto e violão para jovens da região, de forma gratuita.
Os instrumentos musicais já foram comprados com os recursos do edital fornecidos pela MVV, com aula inaugural ocorrida no último dia 13 deste mês.
“Estamos muito felizes em poder fazer parte dessa nova história! Que novos talentos surjam dessa iniciativa na comunidade Corredor! A nossa empresa, em breve, lançará o segundo edital apoiando e construindo junto aos moradores do território onde estamos inseridos uma perspectiva cada vez melhor de futuro, através da arte, da cultura e da educação”, diz Mário Lima, coordenador de Relacionamento Institucional, Comunidades e Comunicação (RICC).
Para o professor que coordena as aulas no projeto “Música na Comunidade: uma corrida para transformar vidas”, o maestro Balbino Santos, a música tem papel fundamental no processo cognitivo dos jovens — e há muitas crianças da região envolvidas.
Balbino é de Craíbas e tem uma escola de música na cidade, a MB Espaço Musical. Quem o convidou para ministrar essas aulas foi o presidente da Associação do Corredor, José Márcio, que foi o proponente no edital lançado pela nossa empresa.
Ao todo, são 20 jovens em turmas divididas em canto e violão. “Pude ver a motivação de cada um deles, muito felizes com este projeto acontecendo. Tento realizar aulas bem dinâmicas e descontraídas, a fim de eles irem para casa realmente motivados, querendo retornar. Quando vejo um projeto desse porte para o segmento musical, com a oportunidade de ensinar jovens, percebo o respeito direcionado a eles. Fico realmente muito contente em ver algo assim ocorrendo em nossa região, diante de todos estes anos que tenho vinculados à Música”, diz o maestro Balbino, que tem mais de 20 anos de carreira, ensinando a crianças, jovens e adultos.
Para ele, a música será uma atividade a mais na vida desses jovens do Corredor, apoiando-os também a melhorar sua interação com o mundo à sua volta — inclusive, afastando-os de “caminhos errados”.
“A importância desse projeto social na comunidade traz a questão daquelas pessoas que sempre quiseram aprender, mas nunca tiveram condições financeiras ou de se deslocarem até o Centro da cidade para praticar. Para mim, a Música traz uma espécie de caráter transformador”, pontua o professor.
Além deste, há outros projetos que foram contemplados pelo 1º Edital de Apoio a Projetos Sociais da MVV, como foram selecionados os projetos “Vem Pra Roda”, da Associação Cultural Baluarte Capoeira e Maculelê; “OWU: Moda e Acessórios Étnicos com Tecido Algodão”, da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Remanescente de Quilombos Carrasco; “Fortalecimento da Associação Juntos Somos Fortes”, da Associação Juntos Somos Fortes; “Inclusão Digital Para Formação de Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento Institucional”, da Associação Lar São Domingos Sávio; e “Judô na Comunidade”, do Instituto Andrade.