CIPAMIN lança nova campanha enfatizando Termo de Direito de Recusa ao Trabalho

22 de julho de 2022
Por Agência Lúmen
CIPAMIN-DIREITO-DE-RECUSA

“Estamos juntos pensando em meios de nos mantermos saudáveis. E como garantir que estejamos íntegros no final do dia? Precisamos executar nossas tarefas, mas com a garantia de que podemos utilizar o nosso Direito de Recusa. Caso não estejamos aptos a realizar alguma atividade, comunique ao seu gestor imediato e use o seu direito. A Zero Lesão é algo real, possível. A Segurança, no final de tudo, está nas nossas mãos, a partir de escolhas conscientes e responsáveis”.

Empregado da nossa Mina Serrote encarando os desafios (Foto: Zóio Comunicação)

Esta foi a fala do nosso CEO do Grupo Appian Brazil, Paulo Castellari, durante o nosso 2º Dia de Segurança, em novembro do ano passado (confira aqui).

Agora, neste mês de julho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (CIPAMIN) da nossa empresa está lançando uma nova campanha de Segurança, intitulada “Se Não For Seguro, Eu Não Faço”.

Ela referencia justamente o Direito de Recusa. Durante a nossa Operação, aqui em Craíbas, estamos trabalhando continuamente para garantir que o Comportamento Seguro seja uma prática diária das nossas equipes, para que, logo após o expediente, voltemos a salvo para casa e para quem mais amamos.

Além dessa nossa ação que nos leva a um cenário de Zero Lesão, ainda contamos com um adicional: o nosso Termo de Direito de Recusa ao Trabalho.

Mas o que seria isso? O Direito de Recusa ao Trabalho é uma garantia em defesa da vida do trabalhador, sendo uma ferramenta que assegura a ele a liberdade de recusar a execução de alguma atividade por considerar a falta de condições de segurança do trabalho.

Aqui na nossa empresa, esse direito é assegurado aos nossos empregados e empregadas e aos nossos prestadores de serviço, sobretudo, quando identificada qualquer situação de risco grave e iminente de acidente.

Wallpaper da campanha está nos computadores dos nossos empregados (Foto: Reprodução/ Agência Lúmen)

É preciso levar isso ao seu gestor imediato — sendo avaliadas ainda a Análise de Risco (AR) e a Permissão Para Trabalho (PPT) — e, em seguida, assinar o termo junto ao setor de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). O SSO e o RH darão todas as orientações e cederão a documentação necessária para a recusa.

Então: comunicar o fato ao superior, esclarecer os motivos, registrar com fotos (se for possível) e fazer um breve relatório a partir do nosso Termo de Direito de Recusa ao Trabalho. Esse é o passo a passo.

CAMINHADA COM GESTORES

Em breve, será divulgado o Dia D onde haverá caminhada com gestores da nossa empresa pela Planta — esta prática será realizada mensalmente, segundo o presidente da nossa CIPAMIN, Adriano Andrade.

Na oportunidade, os gestores apresentarão o procedimento e o formulário de Direito de Recusa. Os empregados(as) que participarem desta caminhada ganharão um ticket para sorteio de brindes no final deste mês de julho.

Assim, com mais essa ação de engajamento, mais e mais pessoas poderão ficar cientes sobre este direito. A nossa empresa tem a Segurança em primeiro lugar e o bem-estar dos nossos empregados(as) é, também, muito importante para o nosso time.

OUTROS REGISTROS