Nesta quarta (9), iniciamos a vacinação de nossos empregados, aqui do site em Craíbas, no combate ao novo coronavírus (COVID-19).
A primeira dose do imunizante AstraZeneca foi disponibilizada na Academia de Saúde, no Centro de Craíbas. Veículos da nossa empresa foram disponibilizados para, de forma segura, levar todos e todas até o local.
Neste primeiro dia de aplicações, 120 pessoas foram imunizadas — a recomendação era que todos estivessem com uma camisa extra por baixo do uniforme e o RG em mãos.
Segundo o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), André Maia, 49% dos nossos empregados já foram vacinados. Na semana que vem, a programação terá continuidade, com nova data informada em breve.
Uma dessas pessoas era o jovem Humberto Silva, de 21 anos, operador de Planta do nosso Projeto. Ele foi o primeiro de todos a tomar a dose.
“É emocionante! Simplesmente indescritível estar me imunizando, tendo essa oportunidade, diante do que estamos vivenciando! Era algo pelo qual todos nós estávamos ansiosos e sonhávamos. Estar vacinado contra a COVID-19 é ser responsável consigo mesmo e com o próximo, mantendo, inclusive, o cuidado genuíno dentro da nossa empresa, onde cuidamos não só de nós, mas de quem nos cerca também”, pontua.
Ele, que é estudante de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) campus Arapiraca e está fazendo o curso para Técnico em Mineração no SENAI/AL, agora está aguardando a dose para o restante de sua família: a mãe de 43 anos de idade, a irmã de 18 e o irmão de 12.
“Agora é continuar os cuidados dentro e fora da MVV. Não podemos baixar a guarda. Mesmo quando recebermos a segunda dose, temos que nos manter em alerta para não levar o vírus para dentro de casa”, diz ele, que é craibense e mora na comunidade rural de Charco Fechado. “A MVV é incrível. Não há empresa semelhante dentro do nosso Estado”, completa ele, enfatizando os cuidados da companhia na luta contra a doença.
Desde o ano passado, a nossa empresa não tem medido esforços para combater esse inimigo invisível, seguindo todos os protocolos de Segurança estabelecidos pelas autoridades governamentais e especialistas em Saúde.
Este ano, inclusive, foi lançada a campanha “Cheguei, Chequei e Não Me Acomodei”, a incentivar o autocuidado de todos antes de cada um seguir trajeto para seus postos de trabalho.
GRUPO PRIORITÁRIO
Essa ação, inclusive, está ocorrendo porque, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, os trabalhadores da indústria estão no grupo prioritário de vacinas contra a COVID-19.
Alguns sintomas após a vacina podem ser sentidos: dor no local da injeção; dor de cabeça; fadiga; dor no corpo e mal-estar; febre e calafrios; dor nas articulações; e náusea. Vale ressaltar que todos estes sintomas são normais devido à nossa reação corporal.
Atenção! Não tome a vacina neste momento, se você possuir alguma das características relatadas a seguir: pessoas que contraíram a COVID-19 até 30 dias; pessoas que receberam vacina contra a H1N1 até 15 dias; pessoas com sintomas gripais; e gestantes. Não precisa se preocupar: você não perderá a sua dose da vacina. No momento adequado, você será imunizado.