A nossa empresa concluiu seu relatório de Salvamento de Fauna em decorrência das atividades de Supressão Vegetal da Mina Serrote. O documento foi elaborado pela empresa terceirizada Consultoria Ambiental Manejo de Fauna (Manefau).
Segundo o coordenador de Meio Ambiente da nossa empresa, Adriano Andrade, mais de 2.290 animais foram recolhidos para o Centro de Educação Ambiental (CEA) da MVV, na Fazenda Uruçu.
“A atividade consistiu na identificação e realocação de indivíduos faunísticos das frentes de serviço de Supressão Vegetal realizada na unidade operacional aqui em Craíbas, afugentando-os ou resgatando-os ao ser notada a sua não condição de movimentação e deslocamento. Nesta última perspectiva, os indivíduos foram destinados ao ponto de soltura localizado dentro da nossa Fazenda Uruçu”, diz Adriano.
Além do cumprimento de obrigações legais vinculadas à nossa Autorização de Supressão Vegetal (ASV), a atividade promove e garante a existência da biodiversidade da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro.
Afora o CEA, na nossa empresa, há cerca de 455 hectares de terra compondo o que se chama de Área de Reserva Legal, objetivando a manutenção da fauna e flora locais.
“Como conclusão do relatório, realizamos o manejo faunístico em quantitativo maior que 2.290 indivíduos, sendo os répteis, o grupo mais representativo, em particular a espécie Ameivula ocellifera, mais conhecida na nossa região como ‘calanguinho-verde’”, pontua o coordenador de Meio Ambiente.
Ele enfatizou ainda o belo serviço conduzido pela Manefau, parceira de sempre da MVV nos escopos relacionados a manejo de fauna, disponibilizando biólogos e veterinários para a condução desses animais.