A tecnologia está dominando todos os espaços. Finalmente, o mercado de trabalho está de vez aderindo à e-carteira.
O Ministério da Economia acabou de validar a Carteira de Trabalho Digital, um documento eletrônico que agora tem a mesma serventia e equivalência do documento físico.
Ela está disponível para os cidadãos por meio de um aplicativo para celular nas versões iOS e Android, além de poder ser acessada via web.
Entretanto, é recomendável que o trabalhador guarde o documento físico, a fim de comprovação de vínculos empregatícios. Ele continua tendo validade.
Com a publicação das novas regras, a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) será feita preferencialmente pelo meio eletrônico. Como identificação única, ela terá o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Agora, conforme o Ministério da Economia, o novo empregado ao ser contratado não precisará mais apresentar a CTPS em papel, apenas informar o CPF ao empregador e o registro será feito diretamente de forma digital.
Com a habilitação da carteira digital, todas as informações sobre a contratação passarão a ser lançadas já no documento digital.
CONFIRA ABAIXO O PASSO A PASSO PARA FAZER A SUA