Carioca da gema, ele ama tudo o que faz e está sempre de sorriso aberto. Quem é?

1 de julho de 2021
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2021-05-28-at-09.24.08-1

Ele é escorpiano e um apaixonado pela vida. Ao lado de sua amada esposa, deu para a sua filha única o nome de uma personagem que atravessou a barreira do sonho e da imaginação, como em um percurso interno para se autodescobrir. Em miúdos, ele é o pai da Alice.

Nieldo agarrado aos amores de sua vida: Chris e Alice, ainda na barriga da mãe (Foto: Arquivo pessoal)

Nieldo da Silva Gonçalves Jr. é também um sonhador, assim como a lendária Alice, escrita pelo romancista Lewis Caroll. Ele hoje tem 37 anos e Alice (sua filha) fará idade nova no próximo dia 10 de julho: 7 aninhos.

Mas quem ganhará o presente mesmo será ele. Este VOCÊ SABIA é dedicado a este “carioca da gema”, que está na MVV desde 2020.

Ele é natural do Rio de Janeiro, capital. Antes de vir a Alagoas, havia permanecido apenas no Estado do Rio. Na capital, cresceu pelos bairros de Madureira e Irajá. Já no interior, morou no município de Duque de Caxias, onde até os dias atuais seus pais moram: o seu Nieldo, carteiro, e a dona Mariana, professora, ambos aposentados.

Além de Nieldo Jr., que é o caçula da família, o casal teve mais duas filhas: Vanessa (irmã mais velha) e Tatiana (a do meio).

Ele e as irmãs: Tatiana e Vanessa, respectivamente (Foto: Arquivo pessoal)

E há 16 anos, ele resolveu pular em outro ninho, outra “toca do coelho” e se casar com Christiane Alves Monteiro Reis, que é técnica em Química, tecnóloga em Gestão Ambiental e engenharia de Produção. Além das qualidades profissionais, ela destaca mais uma: mãe da Alice.

MAIS QUE UM CASAL

A primeira formação profissional de Nieldo foi como técnico em Química, atuando na área de Qualidade. Foi por estar nesse curso que ele acabou sendo inclinado a conhecer a atual companheira de vida.

Na década passada, o carioca estava em um ensaio da banda de Rock de um grande amigo. Lá, a namorada dele, Denise, disse que tinha uma amiga que também era técnica em Química e que tinha tudo a ver com Nieldo. Ela insistiu que ambos precisavam se conhecer, pois eram muito parecidos.

Carne e unha: Chris e ele têm gostos muito parecidos; aqui, os dois no Rock in Rio (Foto: Arquivo pessoal)

Dito e feito. No dia 10/11/2004, os dois marcaram um “date”, saíram e sete meses depois já estavam a morar juntos.

O primeiro encontro casual foi um pouco antes, na casa dessa mesma amiga em comum, a Denise.

“Ela estava muito disposta a nos unir. Foi nosso cupido! Ela dizia que éramos feitos um para o outro e que a gente combinava muito. Acredito que ela tem razão… tínhamos absolutamente tudo a ver — gostos, assuntos que não terminavam… e até hoje somos assim! A melhor parte de nós é essa: sempre somos nós e a realização do outro é complemento à nossa felicidade particular. Mais que um casal, somos uma dupla, uma equipe, uma parceria de sucesso”, reforça a esposa.

Quem também faz parte da família, além de Alice, são os pets Geada (cadela da raça pastor canadense) e Pudim e Tigresse (gatas filhas de outra felina chamada Diná — curiosamente o nome da gata da “Alice” de Caroll).

Nieldo e Alice ainda bebê: ternura e segurança no peito (Foto: Arquivo pessoal)

Sobre o elo entre Nieldo e Alice (a filha), Chris se desmancha: “Ah, a relação deles é muito gostosa! O Nieldo é pai no sentido pleno. Ele brinca, briga, acolhe, cuida e divide. Alice quando se machuca não chama ‘Mamãe!’; chama ‘Papai!’ Chega a ser engraçado… ‘Mamãe’ é aconchego e regra e ‘Papai’, segurança e brincadeira. Ela fica esperando-o chegar do trabalho para poderem jogar MiniWord e Roblox”, ri a mamãe.

Ela ressalta que, aos sábados quando precisa sair, Alice não quer ir junto só para ficar jogando e brincando com o papai.

Inclusive, “Papai” foi a primeira palavra que ela mencionou na vida. O primeiro banho nela foi justamente Nieldo quem deu.

“No parto, ele chorava mais que eu! Ela é a menina dele — ele sempre torceu para que fosse menina [risos]. Morre de ciúmes dela!”, conta Chris, como é conhecida.

Nieldo pai, Nieldo filho e a dona Mariana: felicidade pura (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com ela, o que mais os aproxima é a admiração, o orgulho que existe um do outro.

“A nossa química vem além de uma atração física (mais que natural na vida de um casal). O que nos mantém é essa ‘excitação’ no outro, na pessoa complementar e individual que somos. Nossa relação é de muito respeito e confiança! Nieldo é, como disse, um pai admirável como qualquer pai deveria ser: carinhoso, afetuoso, rígido que cuida e protege. É, também, um filho que orgulha qualquer pai ou mãe. Nieldo, o pai, e Mariana, a mãe, formaram uma família com diversidade de comportamentos e temperamentos, mas todos os filhos são pessoas admiráveis! As irmãs brincam chamando-o de ‘precioso’ (risos). Entre eles, brincam colocando ora um, ora outro como favorito por ter algum (pseudo)privilégio dos pais. Os encontros em família são sempre animados, com muito riso, comida, bebida e vozes exaltadas”, comenta a esposa.

Nosso carioca da gema é um apaixonado. Por tudo que faz, pelas pessoas. “Escorpiano por natureza, ele precisa de paixão e busca esse afervoramento em tudo que vive, alimentando esse fogo em tudo que exerce”, completa Chris. 

Nieldo gosta de estar envolto de gente; aqui com a família (Foto: Arquivo pessoal)

“Quando nos conhecemos, ele ainda estava terminando o curso técnico. Depois, iniciou a graduação em Química, mas precisou trancar. Na época, já juntos, passamos por alguns apertos financeiros. Ele até chegou a pensar em voltar ou mudar de curso, mas eu insisti para que ele fizesse o que realmente gostava: Engenharia. E ele escolheu a Civil”, conta ela, ressaltando que Nieldo é graduado pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio), em Duque de Caxias-RJ.

Segundo Chris, o esposo cursou toda a faculdade trabalhando em turno noturno, chegando de madrugada e estudando pela manhã. “Foi muita luta! Mas ele conseguiu e tomou gosto pela perícia e patologias do concreto, matéria que está, inclusive, se especializando atualmente”, revela.

Antes de entrar na MVV, Nieldo teve diversas profissões. Até a chegada da pandemia, ele atuava em obras no Rio e dava aula em cursos técnicos (matemática, física e disciplinas técnicas), até encaminhar seu currículo para integrar o nosso Projeto. Hoje é analista de Comunicação e Performance aqui no nosso site em Craíbas, atuando na Coordenação de Comunicação e Relações com Comunidades e Institucionais.

Nieldo quando pequenino no Rio de Janeiro (Foto: Arquivo pessoal)

“Na MVV, ele encontrou mais um desafio: trabalhar com uma equipe de ‘obra humana’, os projetos, os prazos, os desafios constantes… Nieldo gosta de desafios. Quando eu aceitei mudar para mineração, ele me apoiou bastante e buscávamos algo mais próximo à área da Civil, mas ele recebeu o convite para este desafio na Inteligência e abraçou com carinho e dedicação. O que a MVV trouxe, além das atividades laborais, foi uma equipe que abraçou firmemente os recém-chegados e o trabalho flui com mais facilidade quando temos o senso de colaboração e equipe”, pontua Chris.

Ele realmente mergulha nos ambientes de sonho e realidade que imerge. Nieldo encontra isso muito bem em seus hobbies, como escutar e tocar música ou mesmo praticar artes marciais.

“Apesar de curtir muito Rock, ele é bem eclético! Tem seus dias de bossa nova, MPB, samba e, às vezes, até assume um axé”, brinca Chris.

Com relação a interesses esportivos, Nieldo praticou muito karatê quando mais jovem. Conforme a esposa, às vezes, bate a saudade e ele treina sozinho em casa, fazendo o kata. Ultimamente, no que ele tem se dedicado mais tempo é o violão”. 

Nieldo (à esquerda) lutava karatê na adolescência e juventude (Foto: Arquivo pessoal)

É também um amante da literatura e da leitura técnica. Vai de livros de sua área, passando por New Age até os “Três Mosqueteiros” de Alexandre Dumas, chegando também a Douglas Adams e Fisicoculturismo, por exemplo.

“Ele é um ‘homem de fases’. Viveu uma fase campista, com trilhas e acampamento e até fazia parte um grupo de rapel; fase mais Rock n’ Roll, com baladas e noite boêmia; fase mais intimista, com estudos esotéricos; fase mais nerd (essa, acho que não saímos nunca dela); e fase “maromba”, com dietas e muita malhação! É até difícil resumir tanto de alguém tão multifuncional e dinâmico. Acho que é isso que nos aproxima tanto! Essa nossa versatilidade e uma curiosidade pelo todo e tudo. Nós temos gosto por aprender coisas novas, culturas novas… essa eterna curiosidade e desconforto com o tédio”, conclui Chris.

No fundo, ele é esse tipo de pessoa imparável. Sonha e executa. Faz junto. Sempre com o sorriso por trás da máscara.

Nieldo pensa diferente. Nieldo faz mais. Nieldo é MVV.

OUTROS REGISTROS