O êxito do nosso programa #AtingindoMetas é fruto da dedicação, foco, responsabilidade e resiliência de cada um e cada uma que fazem a nossa empresa.
Estamos agora entregando — dentro do prazo, do custo e da qualidade — a nossa meta #13 referente ao “Beneficiamento: comissionamento da área úmida”.
Segundo o gerente geral de Implantação do nosso Projeto, Leandro Tunussi, a via seca já está sob responsabilidade da equipe de Operação, que tem realizado os testes com minério.
“Toda a via seca — a parte inicial do processamento de minério, que não envolve o uso de água — já havia sido entregue, comissionada, e feito o hand-over para a equipe de Operação. Estamos falando aqui da mina, britagens primária e secundária, peneiramento, pilha pulmão, e os sistemas auxiliares tais como: sistema de adução de água, e sistema elétrico (subestações e linha de transmissão), sistema de acumulação de água da barragem e instalações administrativas. Tudo pronto e operando”, conta Tunussi.
Agora, com o atingimento desta 13ª Meta, serão realizados todos os testes com água da via úmida, todo o processo de beneficiamento da planta será avaliado, ajustado e finalizado, até o momento da alimentação da via úmida com minério.
“Os testes durarão todo o mês de maio, antes de realizarmos o start-up da planta, e estamos aqui para fazer os devidos ajustes caso ocorram pequenas falhas durante os testes de beneficiamento. Se ocorrerem, trabalharemos com tranquilidade e foco para resolver, afinal, essa parte do processo é a mais crucial para a partida do Projeto Serrote”, pontua o gerente geral de Implantação da nossa empresa.
Desta feita, após passagem pela via seca, o minério seguirá para os testes na via úmida com a moagem; remoagem; flotação; e filtragem. O material que não for viável economicamente seguirá para a barragem.
Vale ressaltar que a meta #14 (“Pre-Stripping: conclusão do pre-stripping previsto no CapEx”) foi alcançada em fevereiro, com meses de antecedência.
Assim, o nosso Projeto fica cada vez mais perto de iniciar sua operação e fazer história em Alagoas.
A meta #15, última meta do Programa #Atingindo Metas, é o start-up da nossa planta de beneficiamento, com prazo de atingimento até 31 deste mês de maio.