Desta segunda-feira (17) até quinta (20), realizamos testes individuais das nossas sirenes localizadas nas comunidades situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS).
O objetivo desse teste foi garantir o funcionamento desses importantes instrumentos de comunicação. Eles foram feitos a 5% da capacidade total do som.
Já nesta sexta (21), às 14h, foi necessário testar todas as 10 sirenes ao mesmo tempo. Neste segundo momento, foi possível que uma maior parte dos moradores escutasse o som emitido pelas sirenes.
Informamos que esta iniciativa não representou perigo e não necessitou de nenhuma ação por parte das comunidades.
Nossa barragem é segura e os testes fazem parte da rotina de segurança exigida pela legislação vigente, estando em consonância ao nosso Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM).
Essa informação, inclusive, foi reforçada em mensagens instantâneas para grupos de WhatsApp dos moradores da região e diálogo social online, além da comunicação face a face realizada junto às comunidades. Tudo para que a informação chegue sem ruídos para a população vizinha ao nosso empreendimento.