O Simulado de Emergência da MVV, envolvendo a Barragem Serrote, acontecerá em breve. E, diante dessa perspectiva, a nossa empresa convidou novamente os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) da Mina Serrote para participarem de um novo tour pelo site, aqui em Craíbas.
A simulação será conduzida pela Defesa Civil de Craíbas e Defesa Civil de Arapiraca — esta última também presente durante a visita realizada nesta quinta-feira (28).
Tudo está sendo planejado nos mínimos detalhes, com clareza comunicacional, a fim de que não haja ruído de informação em nenhum momento. A ética e a transparência em todos os processos são premissas do nosso empreendimento e, por extensão, de todo o Grupo Appian Brazil.
Por isso, os representantes da ZAS (a zona em questão é composta pelas comunidades rurais do Salgado, Volta, Assentamento Cachoeira, Poço das Pedras e Abóboras, todas elas estabelecidas em Craíbas) estiveram na nossa planta de beneficiamento, tirando todas as dúvidas a respeito do funcionamento da nossa barragem.
A estrutura da nossa empresa se difere das barragens tradicionais — sobretudo, das que recentemente ocasionaram tragédias no Sudeste do nosso país. A Barragem Serrote possui solo compactado em seu dique de partida e será alteada no modelo a jusante, utilizando as melhores práticas de engenharia da atualidade, com material rochoso.
Afora isso, o local é monitorado 24h/dia, durante os sete dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, além de dispor de uma sala de controle que conta com câmeras de altíssima resolução e profissionais habilitados que fazem checagem constante in loco para verificação dos níveis da estrutura.
Por sua vez, os moradores da ZAS foram até o local e receberam as devidas orientações sobre a barragem. Eles também passaram pela mina, onde é retirado o minério.
No mês que vem, em maio, eles retornarão à nossa empresa para participar, no auditório do Centro de Educação Ambiental, do nosso Seminário Orientativo do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e do Simulado.
Esse é mais um passo para estarmos todos e todas alinhados para a realização da simulação de rompimento da Barra Serrote, a fim de que estejamos sempre prontos para um eventual incidente, mesmo que ele seja pouco provável de ocorrer, devido à nossa atenção e cuidados diários a partir dos monitoramentos e, em breve, treinamentos regulares.
A primeira vez que os representantes da ZAS estiveram na Mina Serrote foi em dezembro de 2021 (veja como foi clicando aqui).