Barragem: moradores da Zona de Autossalvamento fazem nova visita à nossa empresa

29 de abril de 2022
Por Agência Lúmen
WhatsApp-Image-2022-04-28-at-18.25.48-8

O Simulado de Emergência da MVV, envolvendo a Barragem Serrote, acontecerá em breve. E, diante dessa perspectiva, a nossa empresa convidou novamente os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) da Mina Serrote para participarem de um novo tour pelo site, aqui em Craíbas.

Moradores da ZAS viram de perto a barragem da nossa empresa (Foto: Zóio Comunicação)

A simulação será conduzida pela Defesa Civil de Craíbas e Defesa Civil de Arapiraca — esta última também presente durante a visita realizada nesta quinta-feira (28).

Tudo está sendo planejado nos mínimos detalhes, com clareza comunicacional, a fim de que não haja ruído de informação em nenhum momento. A ética e a transparência em todos os processos são premissas do nosso empreendimento e, por extensão, de todo o Grupo Appian Brazil.

Por isso, os representantes da ZAS (a zona em questão é composta pelas comunidades rurais do Salgado, Volta, Assentamento Cachoeira, Poço das Pedras e Abóboras, todas elas estabelecidas em Craíbas) estiveram na nossa planta de beneficiamento, tirando todas as dúvidas a respeito do funcionamento da nossa barragem.

O engenheiro civil Felipe Souza explicando sobre a estrutura da barragem (Foto: Zóio Comunicação)

A estrutura da nossa empresa se difere das barragens tradicionais — sobretudo, das que recentemente ocasionaram tragédias no Sudeste do nosso país. A Barragem Serrote possui solo compactado em seu dique de partida e será alteada no modelo a jusante, utilizando as melhores práticas de engenharia da atualidade, com material rochoso.

Afora isso, o local é monitorado 24h/dia, durante os sete dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, além de dispor de uma sala de controle que conta com câmeras de altíssima resolução e profissionais habilitados que fazem checagem constante in loco para verificação dos níveis da estrutura.

Por sua vez, os moradores da ZAS foram até o local e receberam as devidas orientações sobre a barragem. Eles também passaram pela mina, onde é retirado o minério.

Moradores acompanhando os trabalhos na cava da Mina Serrote (Foto: Zóio Comunicação)

No mês que vem, em maio, eles retornarão à nossa empresa para participar, no auditório do Centro de Educação Ambiental, do nosso Seminário Orientativo do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e do Simulado.

Esse é mais um passo para estarmos todos e todas alinhados para a realização da simulação de rompimento da Barra Serrote, a fim de que estejamos sempre prontos para um eventual incidente, mesmo que ele seja pouco provável de ocorrer, devido à nossa atenção e cuidados diários a partir dos monitoramentos e, em breve, treinamentos regulares.

A primeira vez que os representantes da ZAS estiveram na Mina Serrote foi em dezembro de 2021 (veja como foi clicando aqui).

OUTROS REGISTROS