Ela está com a idade de Cristo. Fez recentemente 33 anos, em dezembro do ano passado, e olha para o futuro com muita esperança de dias mais floridos e com cheiro de mar, de liberdade.
Jamile Santos Oliveira é baiana, natural de Ipiaú, e já está há cerca de 10 anos em Alagoas. Desde o três anos de idade, morava em Salvador. Veio para a Terra dos Marechais com o marido, quando ele foi transferido em sua empresa. Mora atualmente em Marechal Deodoro, na Massagueira.
Formada em Engenharia Civil com pós em Engenharia de Segurança do Trabalho, na nossa empresa, ela atua como inspetora de Equipamentos Mecânicos, no setor de PCM. Agora, a fim de se especializar ainda mais, ela está cursando pós-graduação em Engenharia de Gerenciamento de Manutenção.
“Eu gosto muito do que eu faço — já atuo nessa área há oito anos, mas no setor petroquímico — e do nosso ambiente de trabalho aqui na empresa. É maravilhoso! O grupo é muito acolhedor. Pude perceber o quanto o grupo está empenhado e entrosado e quanto esse acolhimento foi válido para hoje a gente conseguir ter uma relação de trabalho muito saudável. A sensação que eu tenho é que eu já conheço a minha equipe de trabalho há muito tempo, tamanho entrosamento que temos”, pontua Jamile.
Quando ficou sabendo da vinda da MVV para Alagoas, ela revelou que viu uma “luz” se acendendo para o seu futuro. Tanto pela grandiosidade da empresa, como pelo trabalho que é construir a primeira mineradora do Estado de Alagoas.
“Quando decidi vir para a MVV, muitas pessoas próximas comentaram que na empresa anterior eu já era bastante conhecida pelo meu trabalho; perguntaram se eu não estaria com medo de encarar esse novo momento, em um ramo totalmente inédito para mim. Bem, acho que a vida é feita disso: de desafios. São eles que nos movem. Sobretudo, por eu ser mulher e estar num setor majoritariamente de homens. A empresa ter me dado essa oportunidade é muito gratificante. É um divisor de águas em minha vida”, diz.
Falando em água, o mar é uma de suas grandes paixões. “Como toda boa baiana, eu não poderia deixar de amar o mar. Adoro a praia. Eu tenho uma conexão muito forte com ela. É o lugar onde eu me encontro, onde eu esvazio minha mente e, ao mesmo tempo, me fortaleço”.
Casada com o técnico de Segurança do Trabalho, Janilton Soares dos Santos, 38, os dois se aventuram em mergulhos e aproveitam a água salgada como e quando podem — afinal, o casal mora em Marechal, bem perto de diversas lindas praias do Nordeste.
A mais nova de três irmãos, Jamile é filha da dona Edelzuita Francisca dos Santos (in memorian) e do seu Valdomiro Francisco Oliveira, que tem hoje 61 anos e trabalha como motorista de bandas de axé music, como o Chiclete com Banana, Harmonia do Samba, Asa de Águia e Timbalada, dentre outras.
Sua mãe faleceu quando ela tinha por volta de 18 anos, com um infarto fulminante. “Já faz certo tempo, mas a saudade sempre é muito grande. Sabemos, todos os filhos, que ela nos guia em espírito”, conta.
Apesar de morarem em estados diferentes, Jamile sempre está em contato com o pai.
“Ele sempre foi muito presente em minha vida. Foi justamente o meu pai quem escolheu o meu nome. Ele fala isso para todo mundo, orgulhoso de eu me chamar assim”, ri Jamile. A relação dos dois é de muita amorosidade.
Ela agradece a Deus pelo ensejo da vida e por trabalhar em um local tão focado e coeso, além ter um leque dos melhores amigos e amigas que alguém poderia encontrar. Por influência de seu pai, é fã de música — sobretudo, o axé — e sempre se reúne com os conhecidos para festejar o dom da vida.
“Como pessoa, acredito que eu seja uma pessoa realizada. Tenho resiliência e foco nos meus objetivos e sei que tudo que conquistei foi com a ajuda de muitas pessoas — amigos, sobrinhos, irmãos, marido, família do meu marido —, a partir, também, do que Deus me proporcionou. Creio que podemos seguir vibrando positivamente pelas coisas à nossa volta. Deus é o universo e nós fazemos parte disso, precisando renovar o nosso mar de fé”, finaliza ela, em meio às ondas e ao vaivém da nossa história.
Jamile pensa diferente. Jamile faz mais. Jamile é MVV.