Associação comunitária faz balanço positivo de 2018

11 de janeiro de 2019
Por Gyslane Chaves

No dia 5 de janeiro foi realizada a primeira reunião do ano com os sócios da Juntos Somos Fortes, associação criada com o apoio da Vale Verde e do SEBRAE com o objetivo de desenvolver projetos sustentáveis com as famílias relocadas em 2013. Desde então, vários cursos foram realizados, além de dias de campo, visitas técnicas, participações em rodadas de negócio, entre outras iniciativas.

Com a dedicação das famílias e a parceria das instituições envolvidas, o programa de avicultura viabilizou a padronização necessária para a criação comercial de aves e sua gestão como um negócio que complementa e diversifica a renda familiar, em uma região onde a cultura do fumo é historicamente predominante. Adicionalmente, a Vale Verde forneceu dezoito kits contendo a estrutura necessária para iniciar o negócio e 50 aves poedeiras cada.

“Fiquei satisfeita em ver que eles conseguiram superar muitas coisas, estão administrando as compras de aves, de insumos e as vendas das rações. Ainda precisam melhorar os controles gerenciais, mas foi muito bom ouvir do ‘Paulo’, que está voltando para a associação, que ‘errou muito e se arrependeu de ter ficado de fora da associação, que perdeu muito'”, explicou a consultora do projeto, Rita Lopes.

“Hoje estou sem as aves de corte, mas não saio da associação”, ponderou Josefa, moradora da comunidade do Pau Ferro e uma das sócias da entidade. Outro sócio, Cícero Alves, foi mais enfático: “Eu não saio!”.


A consultora Rita Lopes com os sócios da associação Juntos Somos Fortes

OUTROS REGISTROS