Alunos e professores do curso de biologia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), campus Arapiraca, realizaram visita de campo no Centro de Educação Ambiental da fazenda Uruçu, para conhecer de perto a área de preservação da caatinga na propriedade e os projetos ambientais da empresa.
_____________________
De acordo com o engenheiro ambiental da Vale Verde, André Maia, a presença de estudantes universitários na propriedade traz o meio acadêmico para próximo da empresa e abre espaço para parcerias à produção de trabalhos e artigos científicos. “Uma forma de contribuir com a empresa nesta parte ambiental”, destacou.
_________________________
No Centro de Educação Ambiental, os estudantes receberam informações sobre o bioma caatinga, mineração e quais sãos as atividades ambientais da Vale Verde executadas na região.
Na área de preservação ambiental, o analista de meio ambiente da empresa, Jadson Gama, palestrou para os estudantes sobre diversos aspectos e particularidades da fauna e flora da caatinga.
“Eu vim conhecer a dinâmica da empresa e sobretudo o bioma da caatinga. A maioria do pessoal que estuda biologia, porém quase nunca conhece verdadeiramente a mata. Eu venho de região da caatinga, mas a maioria do pessoal vem da cidade. Então é interessante e importante que se tenha esse contato do aluno com a mata”, considerou o estudante Rafael de Almeida.
“Desde o início, quando a gente propôs a aula para a turma, o pessoal se mostrou solícito e nós entramos em contato com a Vale Verde, que nos recebeu muito bem. Me surpreendi com a organização, as palestras muito ilustrativas. A gente está sempre renovando conhecimento”, reforçou a professora Rosineide Nascimento, que esteve pela segunda vez em visita à empresa.