Alagoas entra na Fase Vermelha no enfrentamento à COVID-19

19 de março de 2021
Por Agência Lúmen
DECRETO-GOVERNADOR

No início deste mês de março — exatamente um ano após a pandemia se instalar no Brasil —, um novo decreto foi lançado pelo Governo do Estado, a respeito do coronavírus (COVID-19) e as devidas recomendações de distanciamento social.

O sinal de alerta está ligado para o novo coronavírus (Foto: Reprodução)

Primeiro, o Agreste alagoano foi para a Fase Amarela. Depois, desde segunda-feira (8), está na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado.

Agora, nesta sexta (19), seguindo até o fim deste mês de março, essa medida foi estendida para todo o Estado. Por meio de suas redes sociais, o governador de Alagoas, Renan Filho, relatou sua tristeza a respeito da quantidade de mortos pela COVID-19 em nosso país.

“Chocante a quantidade de vidas que a COVID-19 está ceifando. Só há um caminho: a vacinação. Precisamos de mais dois meses para imunizar idosos com mais de 60 anos. Portanto, ajude: não aglomere, use máscara, fique em casa e fuja da doença e da UTI”, pontua ele, enfático.

Governador de Alagoas, Renan Filho, assinou novo decreto (Foto: Secom Alagoas)

Para o médico do Trabalho da nossa empresa, dr. Haendel Xanchão, essa fala do chefe do Executivo do Estado é muito importante.

“Estamos em uma segunda onda do coronavírus tão grave quanto a primeira. Ao mesmo tempo em que chegou a vacina — e com ela, a esperança —, fomos surpreendidos com o aumento significativo do número de casos diagnosticados em todo o Brasil, inclusive com pacientes precisando ser internados devido às complicações da doença”, diz o dr. Haendel.

Segundo ele, mais de 70% dos leitos (rede pública e contratualizados) e cerca de 90% da UTIs estão ocupados com uso exclusivo para doentes com COVID-19 (os dados oficiais podem ser conferidos aqui).

“Precisamos fortalecer as medidas preventivas, o distanciamento e as boas práticas com o uso frequente da máscara e do álcool 70%. A vacinação ainda está ocorrendo nos grupos prioritários e enquanto ela não chega até nós, é essencial que não nos acomodemos”, diz o médico do Trabalho da MVV.

A nossa empresa lançou a campanha “Cheguei, Chequei e Não Me Acomodei” justamente com esse pensamento, para que todos os nossos empregados tenham a consciência de seu papel dentro e fora da empresa, já que temos a Segurança como pano de fundo de todas as nossas ações.

COMO FUNCIONARÁ

A medida do Governo do Estado durará pelos próximos 14 dias. Mas o que muda? Confira logo abaixo.

NAS RUAS
Escolas: continuam funcionando normalmente;

Restrição de horário de circulação: nenhum cidadão poderá circular depois das 21h, exceto se estiver cumprindo alguma necessidade essencial;

Bares e restaurantes: fechados, apenas autorizados a funcionar por delivery e pague e leve;

Transporte intermunicipal: vedado integralmente enquanto durar o decreto; e

Praias, lagoas, rios e clubes: proibido o funcionamento aos fins de semana. Fica autorizado o acesso de segunda a sexta, mas em pequenos grupos ou individualmente.

COMÉRCIOS E SHOPPING

Áreas centrais: 9h às 17h, sendo proibido o funcionamento aos sábados, domingos e às segundas-feiras;

Lojas de rua e galeria: 10h às 18h, sendo proibido o funcionamento aos sábados, domingos e segundas-feiras; e

Shoppings: 11h às 20h, sendo proibido o funcionamento aos sábados, domingos e terças-feiras.


PODEM FUNCIONAR

Padarias, lojas de conveniência, mercados, supermercados, minimercados, açougues, peixarias e estabelecimentos de alimentos funcionais e suplementos, sendo proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas.

Com relação à nossa empresa, as atividades permanecem preservadas, assim como o deslocamento de todos os nossos empregados, sobretudo, na vinda para o nosso site, aqui em Craíbas.

Em atenção ao tópico sobre a restrição de horário de circulação de pessoas nas ruas, recomendamos a todos os nossos empregados e prestadores de serviço que necessitem, por motivo de trabalho, se deslocar entre o período de 21h às 5h, que estejam sempre vestindo o uniforme e munidos com crachá, como forma de comprovação perante qualquer autoridade policial.

OUTROS REGISTROS