Alagoas completa 205 anos de Emancipação Política nesta sexta-feira (16)

15 de setembro de 2022
Por Agência Lúmen
Maceio-alagoas

Nesta sexta-feira (16), o nosso Estado completará 205 anos de Emancipação Política — a nossa empresa está instalada em Alagoas desde 2007, já orgulhosamente fazendo parte desta história, sendo o primeiro empreendimento de metais básicos da região.

É saudável salientar que Alagoas tem uma história que precede a chegada dos portugueses e holandeses nestas terras, havendo por aqui os povos originários: os índios caetés.

Vista área da capital alagoana Maceió (Foto: Reprodução/ internet)

Alagoas se tornou um distrito judiciário em 1711 e separou-se oficialmente de Pernambuco em 1817, para se tornar uma capitania independente, decreto assinado pelo rei de Portugal, dom João VI.

Seu nome quer dizer “inundar-se em forma de lagoa”, sendo o Estado conhecido nacionalmente como o “Paraíso das Águas”, com praias comparadas até com as do Caribe, por exemplo.

Além de suas belezas naturais, a socioeconomia movimentou bastante o local, com os mercados têxtil, de couros/peles, mandioca, milho e fumo e, sobretudo, os engenhos de açúcar.

No contexto político, há destaques para os dois primeiros presidentes da República do Brasil terem sido alagoanos: o marechal Deodoro da Fonseca e o coronel Floriano Peixoto.

Já no âmbito cultural, há grandes nomes nas artes em geral, como Djavan (Música), Pierre Chalita (Artes Plásticas), Vera Arruda (Moda), Graciliano Ramos (Literatura) e Cacá Diegues (Cinema), entre outros.

Para entender melhor sobre a separação de Alagoas com Pernambuco enquanto em capitanias e a respectiva construção da identidade alagoana, confira esta entrevista de 2012 com o historiador Antonio Filipe Pereira Caetano, professor do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador do Grupo de Estudos América Colonial da instituição, CLICANDO AQUI.

OUTROS REGISTROS