É sabido que passamos grande parte do nosso tempo no trabalho. Até mais do que em casa.
E, para tanto, é preciso compreender como melhor considerar as nossas relações nesses ambientes laborais a partir do que se chama “inteligência emocional”.
Considerado o “pai da inteligência emocional”, o psicólogo PhD e escritor Daniel Goleman traz em seu livro “Inteligência Emocional – a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, lançado em 1995, os pilares dessa ainda recente abordagem.
Segundo ele, o desenvolvimento da inteligência de qualquer indivíduo se dá a partir do controle de suas emoções. Para ele, isso é essencial.
Em definição, inteligência emocional, nas palavras de Goleman, é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerirmos bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.
Abaixo, confira algumas habilidade para melhorar sua relação no trabalho, de acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE):
Autoconhecimento emocional
Capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. Pessoas com esta habilidade são melhores “pilotos” de suas vidas.
Controle emocional
Habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida. Tendo consciência das emoções negativas que nos bloqueiam, podemos nos libertar delas por meio de um processo dirigido pela razão.
Automotivação
Trata-se da capacidade de dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal. Se nos deixarmos levar pela ansiedade e pelos aborrecimentos, dificilmente conseguiremos nos concentrar na tarefa que estamos realizando. Manter-se motivado é a melhor saída.
Reconhecimento das emoções em outras pessoas
Diz respeito à habilidade de reconhecer emoções no outro e ter empatia. Ela permite às pessoas reconhecerem necessidades e desejos nos outros, permitindo-lhes a construção de relacionamentos mais eficazes.
Relacionamentos interpessoais
Habilidade de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais. O relacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerir sentimentos de outros. É a base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal.
MUDE HÁBITOS
A inteligência emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.
Afabilidade, compreensão e gentileza são três palavras que vão nos ajudar bastante tanto em casa, como nas relações que estabelecemos diariamente no ambiente de trabalho.