Reconhecida em 2020 como uma das mulheres mais inspiradoras da área de mineração, o comitê Roda Com Elas recebeu virtualmente Ana Cunha, que faz parte do Top 100 Global Inspirational Women in Mining.
Ela é diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross Brasil Mineração e palestrou para as mulheres do comitê nesta última sexta-feira (20) sobre “O Desafio Atual da Mulher Dentro e Fora das Corporações”.
O evento online fortaleceu ainda mais o nosso grupo e as dinâmicas entre as nossas empregadas.
Segundo a analista de Meio Ambiente da nossa empresa, Carlla Queiroz, este foi um momento inspirador e de muito aprendizado para todas as mulheres presentes, sobretudo, para ela que acabou de entrar para o comitê.
“Essa foi a minha primeira vez dentro do grupo. Fiquei muito feliz por ter sido um encontro com uma pessoa como a Ana! Nos motiva ainda mais! Me sinto, de fato, realizada profissionalmente aqui na MVV. Existe um clima organizacional ótimo nessa empresa, diferente de todas as outras que passei. Me sinto acolhida para falar mais abertamente sobre minha vida pessoal, sobretudo, agora com a criação do Roda Com Elas. Por exemplo, sou casada há dois anos com minha parceira Michelle e, sem demagogia, na MVV me sinto à vontade para falar sobre isso, justamente por esse amplo espaço para sermos quem realmente somos”, diz a analista, que já está há cerca de 10 anos nesta área ambiental.
O comitê tem o intuito de promover o diálogo aberto para a construção de uma mineração cada vez mais plural e inclusiva.
Por isso, a importância deste momento ímpar com a Ana Cunha. A diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross explanou sobre esse ambiente que está se horizontalizando dentro das corporações.
“Compreendemos a verdadeira estrutura de poder por trás das discussões de gênero? Qual foi a última vez que você elogiou uma mulher para além da aparência dela? Quão longe ainda estamos da equidade entre os gêneros, dentro da mineração? A equidade é uma utopia? Qual nosso papel? A nossa conversa na MVV foi sobre isso e mais um pouco. Muito obrigada por me deixarem fazer parte do Roda Com Elas”, ressalta.
Ela, que é Top 100 Global Inspirational Women in Mining, colocou que a parceria entre homens e mulheres precisa ser efetiva para que essa mudança aconteça.
“Foi incrível conhecer todas as mulheres que participaram deste encontro. Eu realmente acredito na força dessa rede [o Roda Com Elas]. Acredito que juntas, somos capazes de uma revolução! Juntas e juntos. Porque nossa causa não é separatista. É de garantia de direitos. De sermos todos diferentes. E termos os mesmos acessos. Parabéns por essa iniciativa! Sintam orgulho pelo que estão semeando! Assim nossa rede segue crescendo! Obrigada pela acolhida e pelas trocas”, pontua Ana Cunha.
Além de fortalecer os laços das participantes, o intuito do comitê é justamente discutir assuntos relacionados aos desafios enfrentados pelas mulheres, dentro e fora do ambiente corporativo. Os encontros seguem mensalmente.