O Grupo Appian Brazil está patrocinando a 6ª edição do Mineração &/X Comunidades, da Revista Brasil Mineral, e nesta terça-feira (10) aconteceu a abertura do evento online.
O nosso diretor de Assuntos Corporativos, Pessoas e SSMA da Appian Brazil, Silvio Lima, participou do painel inicial sobre os aprendizados do setor diante do momento pandêmico que estamos todos vivenciando, sendo este aspecto analisado a partir da ótica social.
A mesa foi mediada pelo engenheiro de Minas dr. Giorgio de Tomi, diretor do NAP.Mineração/USP (Núcleo Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da Universidade de São Paulo). Estiveram na mesa-redonda virtual também Paulo Misk (Largo Resources e Sindimiba), Manoel Valério (Mineração Caraíba) e Felipe Guardiano (Nexa).
Abrindo o evento online, houve a palestra da conselheira de Administração da SC Gás, Adriana Solé, falando sobre Governança Social, na “Sessão ESG” do Mineração &/X Comunidades.
Silvio Lima levantou três pontos importantes durante sua fala que, juntos a partir de suas interfaces, têm um grande peso: o aprendizado que a pandemia nos trouxe; a vulnerabilidade de todos nós diante da iminência da doença — o reconhecimento disso, segundo ele, é uma demonstração de força; e a percepção definitiva de que os investimentos sociais e a nossa forma de agir sob a ótica social precisam ser observados por quem recebe esses investimentos.
“Tudo o que não dá em árvore vem da mineração e da indústria. A mineração é, sim, essencial, mas não podemos nos colocar de maneira altiva, de maneira superior. É muito importante notarmos que o fator econômico de uma empresa não é o fator determinante na nossa capacidade de gerar benefícios às comunidades vizinhas ao nosso empreendimento ou integração com o território”, diz o nosso diretor de Assuntos Corporativos, Pessoas e SSMA.
Ele também participará do último dia do evento virtual, que será dia 18/08, abordando a reflexão “A Comunicação com Comunidades está Funcionando?”.
O Grupo Appian também foi destaque da 5ª edição deste mesmo evento no ano passado (veja aqui).
Para assistir à abertura na íntegra, confira abaixo.