Nossa empresa viabiliza Programa STEM para a Educação de Craíbas

30 de julho de 2021
Por Agência Lúmen
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Na última sexta-feira (23), a nossa empresa esteve na Escola de Ensino Fundamental Padre José Theisen, no bairro Teodoro Gama, em Craíbas, para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela ONG Educando, que está realizando capacitação com cerca de 70 professores do município.

STEM Bike: dispositivo educacional foi inaugurado aqui em Craíbas (Foto: Zóio Comunicação)

Com isso, a Educação craibense está dando mais um salto rumo ao futuro, a partir da chegada da metodologia STEM — sigla para Science, Technology, Engineering and Mathematics, que em livre tradução significa “Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”.

De forma inovadora, o Programa STEM está sendo oferecido pela nossa empresa, justamente em parceria com a Educando, a beneficiar professores de cinco escolas municipais com uma abordagem reconhecida mundialmente e que traz o lúdico e o aspecto interativo para dentro da sala de aula. Além da Escola Pe. José Theisen, as demais instituições de ensino são as Escolas de Ensino Fundamental Antônio Jovino da Silva; Ana Carolina de Queiroz; José Aprígio da Silva; e Pedro Ramos Francisco.

Durante toda a semana, houve incursões em cada um desses espaços educacionais, a fim de que se conhecesse melhor cada instituição, com a presença de professores, pedagogos e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Craíbas.

Nesta quinta (22) e sexta (23), os encontros foram presenciais com todos os docentes juntos, seguindo devidamente as recomendações e os protocolos de Saúde e Segurança contra a COVID-19.

TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO

Durante toda a formação ocorrida esta semana, o gerente do STEM Brasil e da ONG Educando na América Latina, Anderson Sakuma, esteve envolvido com as atividades que guiarão os professores participantes dessa capacitação neste retorno às aulas no pós-pandemia, a partir da flexibilização do Plano de Distanciamento Social Controlado, do Governo de Alagoas.

“Nós construímos ferramentas, desenvolvemos técnicas e trouxemos métodos para que os profissionais da Educação — sobretudo, os docentes — se engajem e engajem os alunos. O nosso objetivo é fortalecer o ensino dessas matérias mais complexas [que envolvem Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática] para ajudar as crianças a terem mais oportunidades no futuro”, diz Anderson Sakuma.

Anderson Sakuma mostrando os demais instrumentos pedagógicos usados pelo STEM Brasil (Foto: Zóio Comunicação)

O gerente relatou que houve a entrega de materiais em cada uma das escolas inscritas no Programa e o STEM Brasil veio in loco para ensinar os professores a utilizar esses dispositivos, explicando a eles toda a parte de metodologia.

Por meio de brincadeiras que estimulem a criatividade dos alunos, o aprendizado diante do novo deixa de se tornar um obstáculo cognitivo para ser uma peça a mais no nosso quebra-cabeça de referenciais e bagagem escolar.

É o caso da Bicicleta STEM, lançada no Brasil recentemente em Craíbas que, através do exercício físico e movimento contínuo, realiza perguntas a quem estiver usando-a, gerando ao mesmo tempo energia e conhecimento nos nossos estudantes.

Vista panorâmica da STEM Bike (Foto: Zóio Comunicação)

“Será que, com um brinquedo, a gente consegue fazer a diferença na vida das pessoas? O STEM, por meio de pesquisadores ingleses, fez uma corda — aquelas usadas para “pular corda” — com uma funcionalidade a mais. Verificamos que os alunos da Nigéria, um país localizado na África, tinham dificuldade de luminosidade em suas casas, devido a problemas arquitetônicos. Então, foi criado esse item que, ao passo que os estudantes fazem o exercício, é gerada uma energia cinética, que fica armazenada no brinquedo. Quando os alunos chegam em casa, eles acoplam a extremidade da corda em uma bola que gera luz. Como não há eletricidade em algumas localidades da Nigéria, eles, os estudantes, não conseguem estudar no período noturno. Com essa solução a partir desse dispositivo, agora isso será possível”, reforça o gerente Anderson Sakuma.

Para o coordenador de Comunicação e Relações com Comunidades e Institucionais da MVV, Mário Lima, essa é mais uma parceria de sucesso em busca da transformação social positiva, onde a empresa se compromete em proporcionar o melhor para a região do Agreste alagoano.

“A MVV não só quer estar em Craíbas; a MVV quer fazer parte de Craíbas. E o Programa STEM faz parte dessa mudança, dessa transformação que acreditamos que podemos proporcionar ao município, a fim de que possamos ver daqui a alguns anos as crianças, os ‘filhos da terra’, com o processo educacional diferenciado comparado a outras localidades. Esse é um legado que a nossa empresa está deixando para o município craibense de transformação de uma geração. Quem dera eu ter tido essa metodologia quando criança — esse contato multidisciplinar e com as diversas tecnologias. Certamente, teremos em breve um público bem mais preparado para o mercado de trabalho e cidadãos plenos. Agradecemos ao STEM Brasil e, também, ao envolvimento da Prefeitura de Craíbas que enxergam longe e, como a nossa empresa, acreditam que só a Educação pode mudar o nosso mundo para um novo cenário”, pontua Mário.

Majoritariamente, essa formação envolverá quatro áreas: física, química, biologia e matemática. Cada professor craibense passará por 180h de formação, distribuídas ao longo de dois anos.

Educadores do município estão sendo capacitados (Foto: Zóio Comunicação)

SOBRE O STEM E A EDUCANDO

O STEM Brasil começou em Pernambuco, em 2009, e já formou cerca de 9 mil professores em mais de 1 mil escolas de 21 Estados brasileiros, alcançando um impacto positivo em mais de 742 mil alunos. O Programa oferece aos professores uma formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a “mão na massa” para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática dos Estados brasileiros. As técnicas de ensino são baseadas em atividades práticas e facilitam o aprendizado de conceitos teóricos.

Fundada em Nova York no ano de 2002, a Educando é uma organização não-governamental (ONG) que trabalha em parceria com governos locais para trazer investimentos de empresas privadas para projetos educacionais na América Latina.

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