No dia 28 de fevereiro, representantes da Vale Verde estiveram na sede do movimento Rosa de Luxemburgo, na comunidade Vera Cruz, no município de Girau do Ponciano (AL). O objetivo foi dialogar sobre iniciativas que possam agilizar o processo de regularização fundiária dos assentados junto aos órgãos oficiais.
Acampados na fazenda Uruçu na época em que a propriedade foi adquirida pela Vale Verde, há cerca de dez anos, os moradores do Rosa de Luxemburgo foram realocados em comum acordo com a liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a direção estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/AL) para a fazenda Vera Cruz, onde aguardam a finalização do processo de reforma agrária. Desde então, a mineradora mantém um bom relacionamento e apoia voluntariamente os trabalhadores rurais, com serviços de topografia, articulação com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) etc.
________________________
No encontro, a mineradora reafirmou seu compromisso em apoiar a busca de uma solução definitiva para a questão fundiária do assentamento junto aos órgãos oficiais. Como forma de agradecimento, um dos participantes do encontro presentou a empresa com uma poesia.