Diálogo aberto da Vale Verde com movimentos sociais

18 de março de 2019
Por Gyslane Chaves

No dia 28 de fevereiro, representantes da Vale Verde estiveram na sede do movimento Rosa de Luxemburgo, na comunidade Vera Cruz, no município de Girau do Ponciano (AL). O objetivo foi dialogar sobre iniciativas que possam agilizar o processo de regularização fundiária dos assentados junto aos órgãos oficiais.

Acampados na fazenda Uruçu na época em que a propriedade foi adquirida pela Vale Verde, há cerca de dez anos, os moradores do Rosa de Luxemburgo foram realocados em comum acordo com a liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a direção estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/AL) para a fazenda Vera Cruz, onde aguardam a finalização do processo de reforma agrária. Desde então, a mineradora mantém um bom relacionamento e apoia voluntariamente os trabalhadores rurais, com serviços de topografia, articulação com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) etc.

Sede do assentamento Rosa de Luxemburgo

________________________

No encontro, a mineradora reafirmou seu compromisso em apoiar a busca de uma solução definitiva para a questão fundiária do assentamento junto aos órgãos oficiais. Como forma de agradecimento, um dos participantes do encontro presentou a empresa com uma poesia.

Autor do poema “Trabalhar, não é para todos”

OUTROS REGISTROS