Entre os meses de abril e maio deste ano, a nossa empresa proporcionou para comunicadores sociais da nossa região uma reciclagem de seus conhecimentos.

Como a informação em si é muito dinâmica, estando sempre em constante formação, desenvolvimento e mudança, é muito importante que haja momentos como este para aprimorarmos as melhores práticas de comunicação.
Desse modo, a nossa empresa realizou, em parceria inédita com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o curso “Novas Tendências do Jornalismo”, direcionado especificamente a jornalistas, radialistas e blogueiros de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Craíbas e Maceió, parceiros da MVV na divulgação de nossos conteúdos, a partir do interesse das suas respectivas audiências. Comunicadores de Ipiaú e Itagibá, municípios baianos onde está situado o outro ativo do Grupo Appian Brazil, a Atlantic Nickel, também participaram.
Durante a última aula do módulo “Redes Sociais Como Motor de Visibilidade e Engajamento”, com a professora Nina Santos, o nosso coordenador de Comunicação, Relações com Comunidades e Institucionais, Mário Lima, fez questão de pontuar o valor dessa parceria para os públicos, sobretudo, do Agreste alagoano.
“Gostaria de agradecer a todos e todas que participaram deste curso. O final desses módulos que tivemos aqui semanalmente resume essa parceria entre a MVV e os jornalistas e radialistas locais, todos vocês engajados em praticar um jornalismo sério e ético na nossa região, comprometido com a verdade. São esses os ‘tijolos’ construídos e erguidos no dia a dia da nossa parceria. Fizemos uma visita virtual às instalações do nosso Projeto com o Programa Portas Abertas da MVV, por conta da pandemia, mas esperamos que, em breve, isso possa ocorrer presencialmente, tendo vocês aqui dentro conhecendo de perto a nossa planta industrial. Estaremos sempre de portas abertas para manter esse canal de maneira profissional e respeitosa”, diz Mário.

Além do módulo sobre redes sociais, foram estudados os temas “O Futuro do Jornalismo”, “Como Trabalhar com Influenciadores Digitais” e “Como Fazer um Podcast Corporativo”, sempre às terças e quintas-feiras no período noturno — justamente para não conflitar com as atividades dos jornalistas e radialistas durante o dia.
Para o jornalista Nasário Silva Jr., editor do portal Agreste Multimídia e radialista e produtor da Pajuçara Arapiraca FM, esta foi uma experiência enriquecedora.
“Com certeza, o conteúdo, ministrado pela ótima equipe de professores, será aplicado nas minhas atividades diárias no trabalho. O curso nos possibilitou uma atenção especial para alguns fenômenos que estão acontecendo, como a ascensão das mídias digitais e mudança na forma de consumo de conteúdo, dentre outros pontos relevantes. Por isso, é importante reciclarmos sempre o nosso conhecimento para acompanharmos a evolução dos fatos”, pontua ele.
Segundo Nasário Jr., as novas tendências chegaram para somar com o que já é feito através dos veículos de comunicação tradicionais. “A inovação apoia os profissionais que estão se adaptando a esta nova realidade”, completa.

É o que igualmente pensa a gerente executiva da Escola Aberje de Comunicação, Emiliana Pomarico, que é também doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.
“Visualizamos que é preciso sempre atualizar as teorias e práticas de comunicação. Acredito que, a partir dos novos contextos, novos sujeitos, novas tecnologias e novos pensamentos do mundo, é preciso repensar as comunicações – tanto em suas formas, como em seus conteúdos, como em inovação de canais etc. Ou seja, é preciso sempre criar novas comunicações, adequadas às novas realidades e tendências que surgem. As profundas transformações, ligadas à introdução de novas tecnologias interativas, por exemplo, possibilitam o surgimento de novas formas comunicativas”, comenta.
Emiliana acredita que é preciso entender que há agora novas relações de interação, compreensão e aceitação das comunicações.
“É necessário sair das bolhas, escutar e entender as diversas opiniões; criar narrativas baseadas na checagem de informações, sem criar ‘infotoxidades’, como as desinformações [fake news]; saber gerenciar crises digitais em um mundo de polaridades; saber lidar com influenciadores e tê-los como aliados; entender as possibilidades de novos canais e plataformas; criar conteúdos criativos e que chamem atenção como o uso do storytelling e do podcast; e saber se utilizar estrategicamente das métricas e lógicas algorítmicas das redes sociais. Todos estes pontos trouxemos para a discussão no curso ‘Novas Tendências do Jornalismo’, um programa de treinamento que fizemos especificamente para os públicos parceiros da MVV”, revela a gerente executiva da Aberje.

É importante salientar que todos os cursos trazidos dentro deste programa são também ofertados em outros programas da Escola Aberje de Comunicação, como o Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital, que pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer parte do país. Esse já é o 6º ano em que a Aberje ministra esse curso, atualizando todos os anos as novas tendências na comunicação digital. Mais informações podem ser vistas através do www.aberje.com.br/gestaocomdigital.
Sobre o engajamento dos alunos, Emiliana finaliza: “Ficamos muito felizes com os feedbacks dos alunos sobre o programa ‘Novas Tendências do Jornalismo’. Acompanhar as discussões super relevantes em sala de aula, os resultados dos trabalhos desenvolvidos e a qualidade de tudo que foi apresentado nos deixa realmente orgulhosos! E, também, aprendemos bastante com as trocas das experiências dos alunos. Com certeza, essa reciclagem no conhecimento é essencial e é o que nos move como escola de comunicação”.
Esse curso contou, ainda, com renomados profissionais da área como os professores Luiz Chinan, Júlia Leão e Marcela Ponce, além da já citada Nina Santos. Ele, o curso, foi simbolicamente iniciado no Dia do Jornalista, em 7 de abril, coroando a nossa parceria com os comunicadores locais (veja como foi aqui).