Mulheres da Mineração: “Roda Com Elas” debate maternidade e carreira profissional

28 de maio de 2021
Por Agência Lúmen
RODA-COM-ELAS

No último dia 28 de abril, houve o primeiro encontro do grupo “Roda Com Elas” com, inclusive, a criação do comitê de mulheres da mineração no nosso Projeto.

Este foi o segundo Roda Com Elas, que acontecerá todo mês (Foto: MVV)

E nesta quinta (27) ocorreu a 2ª edição do encontro mensal, agora com o tema “Maternidade e Carreira Profissional”.

As participantes debateram sobre o assunto e partilharam olhares — as mães e as filhas —, perfazendo um ambiente que vem de casa até trabalho. O momento foi muito marcante para todas elas, já que estamos, inclusive, em maio, o mês em que se comemora o Dia das Mães.

Para a analista de Qualidade do nosso Projeto, Christiane Reis, o equilíbrio levou anos para se firmar nessa equação.

“Tive que mudar de estratégia várias vezes para dar conta de ser profissional e mãe, ao mesmo tempo. Isso tudo porque tive apoio e o privilégio de ter uma graduação e gravidez planejada. No meu caso, fui mesmo privilegiada! Meu marido é o pai da minha filha e vivemos uma relação que deveria ser ‘o normal’ na nossa sociedade (embora não seja): dividimos tarefas domésticas e responsabilidades com a nossa filha e, mesmo assim, foi difícil. Ainda hoje o é”, relata.

Segundo Christiane, retornar ao mercado 6 meses depois de ter dado à luz para a pequena Alice, hoje beirando os 7 anos de idade, requereu dela muita disposição e atenção — daí vem o cansaço físico, mental e emocional atrelado com a aspiração da realização profissional.

Encontro contou com a webpresença de uma das participantes, que está em home office (Foto: MVV)

Para ela, a recompensa é ver o resultado do esforço. “É ver que tudo está valendo a pena, que Alice está crescendo com exemplos de valores que priorizamos em nossa família e que lutamos todos os dias para que o mundo dela seja melhor do que o nosso”, enfatiza a analista de Qualidade do nosso Projeto.

E completa: “a nossa carreira não precisa concorrer com a maternidade. Podemos encontrar uma forma de conciliar nossa produtividade com nossa família”.

Concordando com Christiane, a analista de Relações Comunitárias da MVV, Gyslane Chaves, também ficou encantada com os novos mimos oferecidos a todas as participantes do Roda Com Elas, em que foram entregues blocos de anotação com a logo do grupo.

“Muito orgulho de fazer parte desse time e dessa empresa que nos proporciona momentos como esses de partilha de experiências. Muita gratidão!”, pontua Gyslane.

Blocos de anotações com a logo do grupo foram entregues (Foto: MVV)

O grupo Roda Com Elas nasceu justamente com esse objetivo: praticar a escuta ativa e promover o diálogo aberto para a construção de uma mineração cada vez mais plural e inclusiva, dando suporte às mulheres que fazem a nossa empresa.

Como foi o caso de Renata Cheloni, Núbia Morais e Fernanda Roenick — esta última participante do Roda Com Elas —, empregadas nossas que recentemente foram escolhidas pelo júri da renomada Revista Minérios & Minerales para apresentarem um artigo no XII Workshop Opex 2021, em setembro deste ano em Belo Horizonte.

O artigo “Validação e otimização de parâmetros operacionais das DFR’s (direct flotation reactor, Woodgrove), reatores de flotação utilizados para minério de cobre ultrafino” também está concorrendo ao 23º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira (saiba mais aqui).

“O intuito desse grupo é, ainda, levantar debates a partir de conquistas assim. Conversamos nesta edição justamente sobre como apoiar mulheres no meio científico, para que se dediquem aos estudos e pesquisas e, ao mesmo tempo, sejam mães — que é o caso da Fernanda, integrante do nosso Roda Com Elas. Discutimos, então, como fazer isso nessa correria que é a vida de todos e todas nós, como achar esse ponto de equilíbrio. Para isso, estamos já pensando em fazer uma cartilha a respeito desse tema”, finaliza a analista de Comunicação e Sustentabilidade da nossa empresa, Carla Gomes.

OUTROS REGISTROS