Maio Amarelo conscientiza sobre respeito e responsabilidade no trânsito

28 de maio de 2021
Por Agência Lúmen
maio-amarelo

Iniciamos uma nova década este ano. Entre 2011 e 2020, vivemos o que se chamou pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de “Década de Ação Para a Segurança no Trânsito”.

O tema este ano é “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito” (Foto: Reprodução)

Daí foi elaborado um documento tendo este mesmo nome, com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Se nada for feito, a OMS estima que 2,4 milhões podem morrer de acidentes de trânsito em 2030. Vidas estas que podem ser poupadas com um trabalho robusto de conscientização.

Na 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela ONU/OMS, realizada na Suécia, em fevereiro de 2020, eles atualizaram o total de mortes no trânsito: 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo.

Aqui na nossa empresa, a Segurança está sempre em primeiro lugar. Por isso, neste mês em que se reverencia a campanha Maio Amarelo, é preciso trazer o tema à tona. Este ano, o tema é “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.

“A campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”, pontua José Aurelio Ramalho, diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, responsável pela campanha.

REGRAS DE OURO

As Regras de Ouro da Appian Capital Brazil, fundo de investimentos o qual a MVV faz parte, trazem no item 4 os seguintes dizeres: “Não utilize celular enquanto estiver conduzindo um veículo ou operando um equipamento”.

Então, como reforço aos cuidados do Maio Amarelo, é saudável que todos os empregados e terceirizados da MVV respeitem o que sugerem as normas da companhia e o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

OUTROS REGISTROS