Atendendo ao nosso Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), reforçamos com a instalação de placas de sinalização para situações de eventuais incidentes.
Elas fazem parte do nosso Sistema de Alerta de Emergência das Comunidades da Zona de Autossalvamento (ZAS), estando em conformidade com a legislação brasileira.
Estão na ZAS, 31 famílias que residem nas comunidades rurais do Salgado, Volta, Assentamento Cachoeira, Poço das Pedras e Abóboras, todas elas aqui em Craíbas.
As placas referenciam as rotas de fuga, pontos de encontro, atenção (comunicados importantes) e orientação/localização. Elas trazem, ainda, os contatos telefônicos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o caso de algum incidente.
Segundo o coordenador de Barragem, Cleto Fittipaldi, a estrutura montada na nossa empresa é extremamente segura — com o método de alteamento a jusante —, seguindo todas as recomendações da nova lei de barragens e estando amparada por equipamentos de última geração na captação de eventuais falhas.
Como prega a legislação, mesmo havendo possibilidade mínima de algum incidente ocorrer, é necessário que a nossa empresa esteja preparada para todos os tipos de cenário.
Por isso, está havendo a instalação dessas placas para, em breve, serem realizados simulados com a população.
No final do mês de março, as sirenes já estavam sendo instaladas na região da ZAS (saiba mais aqui).
É importante frisar que a Barragem Serrote está sendo monitorada 24h por dia, durante os sete dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. Tudo isso porque, na nossa empresa, a Segurança está sempre em primeiro plano.