Saúde e Segurança do Trabalho: dia reverencia importância do cuidado genuíno

29 de abril de 2021
Por Agência Lúmen
DSC01073

Em tudo que a gente faça, o tópico basilar da nossa empresa é e sempre será a Segurança em primeiro lugar.

O coordenador de SSO, Flávio Sordi (Foto: Zóio Comunicação)

Além de um “excelente local para se trabalhar”, título concedido há pouco pela consultoria global Great Place to Work, a MVV se importa como cada um de nossos empregados está no dia a dia.

Aqui na nossa empresa, o nosso principal valor reflete, também, no cuidado genuíno que temos com a Saúde dos nossos empregados.

Nesses tempos de pandemia, além do habitual zelo com nossa Saúde física, a fim de voltarmos inteiro para nossas casas, precisamos atentar, igualmente, para a Saúde Mental.

Por isso, neste Abril Verde, iniciamos uma parceria com a instituição Psicologia Viva, a maior plataforma de psicoterapia online da América Latina, por entendermos que a Segurança dos nossos empregados perpassa, também, pelo bem-estar emocional.

Aqui na MVV, criamos essa cultura de autocuidado e cuidado com os outros no nosso ambiente de trabalho.

E, comemorando que neste 28 de abril é reverenciado o Dia Nacional da Saúde e Segurança do Trabalho, o MVV NEWS entrevistou o coordenador de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) da nossa empresa, Flávio Sordi, que falou sobre a MVV ter construído um ambiente favorável para toda essa cultura de Comportamento Seguro que hoje vivenciamos. Confira abaixo.

1 – Como vê a Segurança sendo o principal braço da empresa? Por que ter esse valor como base para todos os outros é tão importante?

FLÁVIO SORDI: Por muito tempo a Segurança do Trabalho foi vista apenas como uma obrigação legal, e a maioria das empresas no Brasil não tem a Segurança do Trabalho como um valor para seu processo, visando apenas o lucro. Consequentemente, seus empregados também não se preocupam com a prevenção e acabam sofrendo acidentes. No momento em que uma empresa prega uma cultura de Segurança partindo da alta gerência, a tendência é que seus empregados se espelhem neste exemplo e tenham maior aderência aos procedimentos e desenvolvam um pensamento prevencionista.

2 – O lema da MVV é “Segurança Começa Comigo”. De que forma isso internaliza o valor de Segurança em cada um dos empregados?

FLÁVIO SORDI: As pessoas precisam entender que a Segurança do Trabalho não é algo que deve ser imposto ou obrigatório e, sim, uma cultura que surge espontaneamente de cada pessoa. Na MVV, pregamos o cuidado genuíno, onde a Segurança é um direito e um dever de todos, na qual todos se cuidam, cuidam uns dos outros e permitem ser cuidados.

3 – Todo esse enfoque em Segurança também reflete na Saúde dos colaboradores da empresa. Não só na Saúde física (a fim de que todos voltem inteiros para suas casas), mas também na Saúde Mental. Justamente este mês, a MVV iniciou uma parceria com a instituição Psicologia Viva para que os seus empregados fiquem seguros também consigo mesmos. Acha que estimular a inteligência emocional tem sido uma tendência nas grandes empresas e, se sim, o quanto isso é precioso para o bom andamento dos trabalhos?

FLÁVIO SORDI: Sim, essa parceria vem em boa hora. Um dos maiores inimigos no trabalho nos tempos atuais são o estresse e a depressão. Em tempos de pandemia, em que todos são privados de realizar suas atividades de lazer e encontros familiares, fica difícil manter estável o estado mental. Isso se reflete não só em nossa vida pessoal, mas também em nosso trabalho. Para que todos possamos fazer um bom trabalho, precisamos estar satisfeitos e felizes com o que fazemos, nos sentirmos úteis e importantes dentro da empresa.  

4 – O que a MVV pretende fazer para melhorar ainda mais a Saúde e Segurança do Trabalho, aqui no site em Craíbas?

FLÁVIO SORDI: Buscar sempre os melhores padrões de Segurança e Saúde existentes, aplicando campanhas de conscientização e procedimentos operacionais aderentes, dando voz e importância à necessidade de todos, permitindo que cheguemos a um nível de excelência em SSO e preservando nosso maior valor com nossa meta diária de zero acidentes.

OUTROS REGISTROS