“Temos que continuar a estabelecer a nossa liderança em todos os níveis da nossa organização, continuar a trabalhar bem próximo das nossas comunidades vizinhas, sempre aprendendo junto e mantendo a disciplina e a colaboração — dois eixos que acredito que nos tirarão desta situação”.
Essa foi a última fala do nosso presidente Paulo Castellari durante a cerimônia do “Prêmio Personalidades do Ano do Setor Mineral”, da Revista Brasil Mineral, que aconteceu nesta quinta (18) no canal do Youtube da Brasil Mineral.
O nosso CEO ganhou na categoria “Metais Não Ferrosos” pelo excelente trabalho realizado aqui na MVV e na Atlantic Nickel, outro ativo do Grupo Appian situado na Bahia, sempre enfocando a Segurança como principal valor.
Paulo participou de uma mesa-redonda com outros vencedores da premiação onde falou sobre sua perspectiva do setor mineral para 2021 e como a atual pandemia poderá impactá-lo.
A mesa foi mediada pelo engenheiro de Minas dr. Giorgio de Tomi, diretor do NAP.Mineração/USP (Núcleo Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da Universidade de São Paulo).
“De um lado, há todo um aquecimento do setor via preço de metais e taxa de câmbio relativamente mais baixa, sobretudo, aqui no Brasil e em outras economias emergentes. Por outro, temos os desafios dessa pandemia, que pegou a todos de surpresa no ano passado, e a consequente retração econômica que todo o mundo está encarando. Na minha visão, o que vamos viver em 2021 é algo similar ao que já vivenciamos, enquanto setor, em momentos pós-crise: um grande desenvolvimento. Precisamos então estar preparados, prontos para esse novo quadro”, ressalta Paulo.
De acordo com o CEO do nosso grupo, a maior questão continuará sendo o Gerenciamento de Riscos, a fim de entender os cenários daqui para frente, aproveitando essa oportunidade que virá com esse pós-crise para contribuir ainda mais com a nossa sociedade assumindo o nosso papel e estabelecendo as nossas lideranças.
Salientando os feitos responsáveis e resilientes da MVV e ATN, ele pontuou sobre a criação de um Comitê de Crise devido à COVID-19, para que a Saúde e Segurança dos nossos empregados estejam sempre em 1º lugar.
“Em 2020, basicamente, nós instituímos um Comitê de Crise que se encontra todos os dias para conversar com nosso time e nossas contratadas. Trabalhamos de forma bastante integrada com as comunidades locais, dentro da nossa área de influência direta. Temos consciência de que podemos gerar impacto positivo nessas áreas que ficam nas proximidades dos nossos empreendimentos. Fizemos o que nós sabemos fazer: gerenciar risco e planejar. Com isso, muitos aprendizados”, diz.
Devido aos nossos processos internos e campanhas de conscientização para seguirmos os protocolos de Segurança contra a COVID-19, segundo Paulo, não tivemos nenhum caso grave de perda entre os nossos empregados, o que nos deixa muito felizes e certos do excelente trabalho desempenhado pela nossa companhia.
“Olhando para a frente, a minha visão é de que já podemos vislumbrar o que se pode ser esperado. Todos nós da mineração tivemos de nos adaptar — bem como outros setores da indústria, do comércio etc. — para essa crise que veio sem aviso prévio: mudanças operacionais, mudanças de transporte, mudanças de logística, mudanças de turno e muitas outras. Agora, já sabemos o que fazer. Vamos, juntos, superar esse novo momento, de forma segura e responsável”, conclui o nosso presidente.
Além da premiação, o evento também serviu como pauta para o Fórum Brasil Mineral 2021.
Assista na íntegra clicando AQUI