A nossa empresa, antes mesmo do primeiro decreto do Governo de Alagoas, já estava se mobilizando em meados de março de 2020 para mitigar os riscos de transmissão do novo coronavírus (COVID-19) dentro e fora do site.
Pouco antes do avanço da pandemia em nosso país, o nosso médico do Trabalho, dr. Haendel Xanchão, já chegou com essa missão de construir um ambiente seguro a partir dos dados que tínhamos naquela época.
Graças ao trabalho sério e focado da nossa Segurança Ocupacional, a nossa empresa deu todo o suporte aos nossos empregados no que se refere ao atendimento médico em casos diagnosticados ou suspeitos (como home care e a Casa de Apoio do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC).
Dentro do site, realizamos diversas campanhas de conscientização para a manutenção do distanciamento seguro e dos cuidados de sanitização em todos os aspectos do ambiente de trabalho, com a disponibilização de máscaras de tecido e álcool 70%, realizando aferição de temperatura e oferecendo pontos de apoio de álcool gel espalhados pelos prédios e rigorosa higiene de veículos, banheiros, mesas e equipamentos de uso diário.
Recentemente, em paralelo à Atlantic Nickel, lançamos a campanha Cheguei, Chequei e Não Me Acomodei, para que nossos empregados façam todos os dias o check up e se mantenham sempre alertas para eventualmente não levarem a doença para suas casas, onde estão as pessoas que mais amam.
Às populações das cidades em que o Projeto Serrote está integrado, foram entregues pela nossa empresa diversas toneladas de alimentos, itens de higiene e limpeza, testes rápidos, álcool gel, álcool 70%, luvas e aventais, como suporte no combate a esse inimigo invisível.
Com a chegada das vacinas no Brasil, a esperança só aumentou a nossa motivação de dias melhores. Em Alagoas, nesta semana, foram iniciadas as dosagens em idosos a partir de 78 anos.
O QUE SE SABE ATÉ AGORA
1. Todos podem se infectar, mas nem todos apresentam sintomas;
2. A transmissão se dá principalmente pelo ar;
3. Medidas de isolamento e distanciamento são eficazes contra o contágio;
4. O papel do Estado é fundamental;
5. Ter a doença não garante imunidade;
6. O vírus pode sofrer mutações; e
7. A boa comunicação/ informação é fundamental.
O gerente geral de Operação da nossa empresa, Tony Lima, deu entrevistas no ano passado fazendo questão de elogiar os nossos empregados e terceirizados da MVV pelas entregas que estão sendo feitas, mesmo em tempos desafiadores como esses, destacando o empenho e a resiliência de todos e todas.
A nossa companhia segue com a implantação, agora na reta final, mantendo todos os cuidados preventivos referentes à disseminação da COVID-19, de acordo com as orientações governamentais e dos especialistas de saúde.