Projetos sociais: moradores participam de oficinas para 2ª fase do Projeto de Avicultura

5 de fevereiro de 2021
Por Agência Lúmen
OFICINA-AVICULTURA3

Dando sequência ao trabalho que vinha sendo efetuado desde novembro de 2020, com um novo diagnóstico de pessoas para a 2ª fase do nosso Projeto de Avicultura, a empresa terceirizada Expressão Socioambiental realizou oficinas com moradores das comunidades vizinhas ao nosso Projeto.

Encontros ocorreram na Associação Juntos Somos Fortes, no Pau Ferro (foto), e na Escola do Sítio Lagoa do Mel (Foto: Expressão Socioambiental/ cortesia)

Elas ocorreram neste mês de janeiro seguindo todos os protocolos de sanitização e distanciamento recomendados pelas autoridades governamentais e de Saúde, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Os encontros aconteceram na Associação Juntos Somos Fortes (AJSF), na comunidade Pau Ferro, e na Escola Municipal Antônio Jovino da Silva, na Lagoa do Mel, ambas aqui em Craíbas — esta última com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que nos cedeu o espaço.

Nos dias 22 e 23 de janeiro, os assuntos foram: associativismo e instruções para construção de aviários e introdução às técnicas de manejo. Já em 26 e 27 do mesmo mês, houve continuação da pauta sobre técnicas de manejo, profilaxia, alimentação das aves e, por fim, vacinação.

As oficinas tiveram a distribuição de apostilas detalhadas com os assuntos abordados, kits de trabalho (caderno e canetas) e exibição de slides sobre o tema.

Kits foram entregues a todos os participantes das oficinas (Foto: Expressão Socioambiental/ cortesia)

Foram abordados assuntos pertinentes, sobretudo, os benefícios atribuídos à produção coletiva na avicultura, com exposição de experiências vividas pelo grupo presente nos encontros.

Durante a oficina do dia 27, houve a visita do prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira, e da secretária Municipal de Educação, Andrea Madeiros. Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal conheceu o projeto e demonstrou interesse de apoiar os avicultores.

Segundo a Expressão Socioambiental — que tem vasta experiência com avicultura, trabalhando também com grupos de outras localidades do Sertão e Zona da Mata —, as atividades desenvolvidas durante essas oficinas em Craíbas demonstraram resultados positivos, renovando o ânimo dos participantes do projeto (os que participaram da 1ª fase) e abrindo novas perspectivas para a produção e comercialização de ovos e aves.

Para esse mês de fevereiro, o foco será nas seguintes ações: convidar os participantes a se associarem à AJSF; consolidar a construção e adequação dos aviários daqueles que encomendaram aves; encomendar o 1º lote de pedidos; e, para termos de avaliação, visitar as estruturas existentes ou espaços para construção de aviários dos novos participantes do projeto.

OUTROS REGISTROS