Nesta terça-feira (26), alguns gestores da nossa empresa se reuniram – com todos os cuidados recomendados contra a COVID-19 – para discutir os eventuais riscos na planta de beneficiamento, participando do Workshop Hazop.
O evento ocorreu no auditório do Hotel Sol Nascente, em Arapiraca, a contar com suporte técnico da consultora Sandra Ugaz, especialista no assunto.
O termo “Hazop” vem de “Hazard and Operability Study” – em livre tradução, “Estudo de Perigos e Operabilidade” –, uma metodologia qualitativa com o papel de identificar riscos associados ao processo produtivo, neste caso, industrial.
Organizado pela Gerência Geral de Melhoria Operacional, o workshop teve a participação dos gestores da Gerência Geral de Operações e das áreas de Processos, Manutenção, Planta, Engenharia, SSMA, Gerenciamento de Riscos, Operação e prestadores de serviços da nossa empresa.
Nessa etapa de pré-operação, foram analisadas com ênfase as áreas de Moagem e Flotação, evitando possíveis perdas no processo produtivo, bem como danos pessoais e ambientais.
Para a coordenadora de Processo, Fernanda Roenick, esse workshop foi uma ótima oportunidade para a nossa empresa se antecipar para uma maior segurança no andamento da operação da planta.
“Estamos analisando os possíveis desvios e elaborando os planos de ação para mitigar os riscos. Quanto antes identificarmos qualquer problema e atuarmos com responsabilidade e segurança, menos impactos – inclusive financeiros – e menos retrabalho nós teremos, impedindo assim a má eficiência dos equipamentos da planta e garantindo o beneficiamento correto do minério de cobre”, pontua a coordenadora.