Janeiro Branco: os cuidados com a Saúde Mental que devemos ter

15 de janeiro de 2021
Por Agência Lúmen
JANEIRO-BRANCO

Precisamos falar sobre Saúde Mental, abrindo espaço para ampliarmos a conscientização sobre esse importante tema.

(Foto: Reprodução/ internet)

E este mês serve justamente para isso, onde a campanha nacional Janeiro Branco ganha corpo. Em 2021, ela vem com o lema “Todo Cuidado Conta”.

Em um ano desafiador como esse que passou, precisamos cuidar de nós mesmos com mais ênfase, cuidar do nosso interior.

Segundo Priscila Hogetop, psicóloga do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), terceirizada da nossa empresa, foi realmente um ano atípico.

“Nós experienciamos situações que nunca imaginávamos vivenciar — sobretudo, essa questão do isolamento social, por conta da pandemia. E nós ainda estamos vivendo, diga-se. Esse ‘Janeiro Branco’ vem de forma alusiva ao cuidado com a nossa saúde mental. O ‘branco’ fazendo referência, também, a uma folha em branco, a fim de que pensemos em nossos planos, nas nossas metas, sobre como estamos e aonde queremos chegar”, diz a especialista.

Para isso, ela acredita que seja esse um exercício para o ano inteiro, não apenas para este mês especificamente.

“É importante pensar e avaliar as dificuldades do ano que se foi, mas ver igualmente o que é que deu certo. Deveríamos nos perguntar: ‘O que foi que eu aprendi? O que foi que eu consegui tirar de positivo de 2020? O que precisa melhorar? Quais são os outros resultados que eu preciso ou almejo alcançar em 2021? Como estão os meus sentimentos, as minhas emoções?’ No corre-corre do dia a dia, nós não paramos para pensar e olhar para dentro. E isso nos ajuda com a relação com as pessoas ao nosso redor”, pontua Priscila Hogetop.

A psicóloga reforçou que a nossa tendência é “olhar muito para o outro, olhar muito para o externo”. Um importante ponto de reflexão é justamente o reconhecimento dessas emoções e como reagimos a elas.

“À medida que nos conhecemos mais, teremos mais clareza para lidar com as situações, com as adversidades que surgirem”, coloca.

Como forma de promover essa saúde mental, ela indicou que tenhamos um tempo para nós mesmos; para atividades prazerosas, como caminhadas ao ar livre, banhos de mar, tomar uma água de coco, andar de bicicleta ou de patins, por exemplo.

“São coisas que nos revigoram mesmo. Precisamos respirar um pouco. Ainda indico exercitarmos a mente com jogos, leituras e técnicas de relaxamento — como a meditação e a yoga —, ouvir música. Precisamos, também, nos atentar com a alimentação, para que seja saudável. Isso é muito importante para manter nosso corpo e nossa mente em equilíbrio”, ressalta.

Para a psicóloga do ISAC, o maior objetivo do Janeiro Branco é nos mostrar essa abertura para nos conhecermos em plenitude. “Que nós nos aproximemos do que nos faz bem, sempre com atenção e vivendo o momento presente”, finaliza Hogetop.

OUTROS REGISTROS