Retrospectiva verde: 2020 mostrou o compromisso da MVV com o meio ambiente

23 de dezembro de 2020
Por Agência Lúmen
36

O ano de 2020 foi decisivo para a nossa empresa, em termos de sustentabilidade. Foram várias as ações que deixaram claro o compromisso da MVV com o verde, com as populações de Arapiraca e Craíbas e, mais especificamente, com o bioma caatinga.

Santuário de cactos, no Centro de Educação Ambiental (Foto: Agência Lúmen)

Por isso, criamos uma retrospectiva dos feitos durante este ano. Confira a seguir:

JANEIRO

No primeiro mês do ano, a MVV e a Prefeitura de Craíbas fizeram um acordo para destinação de resíduos recicláveis, uma preocupação mútua entre as instituições.

Com presença do atual prefeito Ediel Leite, foi firmado um acordo entre as duas partes para a doação de seis Pontos de Entrega Voluntária (PEV) – containers que estão servindo de ecopontos para o recebimento e depósito de materiais recicláveis.

Reunião entre MVV e Prefeitura de Craíbas (Foto: Zóio Comunicação)

Também no mesmo mês, sensibilizados e preocupados com o bioma no qual estamos inseridos, a MVV e a organização não governamental SOS Caatinga assinaram um contrato para trabalharem de forma conjunta para a diminuição da caça a algumas espécies nativas da região.

O projeto ganhou o nome de “Guardiões da Caatinga” e tem pretensão de beneficiar, sobretudo, moradores de Craíbas. A intenção era dar a eles uma bolsa-auxílio de um ano, com capacitações mensais para que fossem formados verdadeiros agentes ambientais.

FEVEREIRO

Em fevereiro, mais um passo foi consolidado para a implantação do Projeto Serrote. A MVV recebeu do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), a Licença de Operação (LO) para a linha da adutora de Água Nova.

Documento da LO concedida à nossa empresa (Foto: Reprodução)

O documento foi assinado no dia 27 de fevereiro pelo diretor presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, conferindo dois anos de validade.

JUNHO

A MVV, cada vez mais, mostra seu engajamento, compromisso e ética com a preservação e a biodiversidade do território em que atua. Em junho deste ano, o Projeto Serrote foi agraciado com mais uma honraria: o “Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira”, realizado pela conceituada revista Minérios & Minerales, já em sua 22ª edição nacional.

A nossa empresa foi uma das 40 que participaram do certame. Com esse anúncio feito no dia 18 de junho, a MVV ganhou na categoria “Meio Ambiente e Comunicação” após publicação do artigo “Vale Verde aumenta eficiência produtiva de viveiro para reflorestamento”, escrito pelo técnico de Meio Ambiente da MVV, Jaédson Oliveira, e orientado pelo coordenador de Meio Ambiente da companhia, André Maia.

Entrega dos PEVs na sede da Prefeitura de Arapiraca (Foto: Ascom Arapiraca)

JULHO

No começo do segundo semestre de 2020, a companhia realizou mais uma parceria com a Prefeitura de Arapiraca. Desta vez, o objetivo foi garantir uma coleta seletiva com mais qualidade na segunda maior cidade do Estado de Alagoas.

No dia 2 de julho, no Centro Administrativo Antônio Rocha, foram entregues pela MVV diversos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) à Administração Pública Municipal.

Segundo André Maia, ao todo, a empresa realizou a doação de oito PEVs visando melhorar a coleta seletiva e a limpeza nos pontos de maior circulação da cidade arapiraquense.

Mais PEVs sendo entregues para a Prefeitura de Craíbas (Foto: MVV)

No mesmo mês, no dia 16, mais seis PEVs foram cedidos, desta vez à Administração Pública Municipal de Craíbas.

De acordo com o prefeito de Craíbas, Ediel Leite, dois desses PEVs foram diretamente para a comunidade rural Folha Miúda e os outros quatro para os bairros da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O enfoque da ação sustentável é garantir uma melhor coleta seletiva no Agreste alagoano. Com a entrega, ao todo, destes 14 PEVs, a MVV fomenta ainda mais essa cultura de logística e separação de resíduos sólidos na região.

AGOSTO

No final de agosto, o Centro de Educação Ambiental (CEA) foi palco de novas ações em prol da capacitação dos empregados e terceirizados da MVV.

Treinamento da Manefau ocorrido no CEA (Foto: MVV)

A Fazenda Uruçu, no Projeto Serrote, recebeu especialistas da Empresa de Consultoria Ambiental Manejo de Fauna (Manefau) para a realização do “Treinamento de Captura e Afugentamento de Animais Peçonhentos”.

Afora a parte de conceito e manipulação de como proceder diante de um animal peçonhento, os participantes fizeram as aulas práticas, literalmente capturando diversos espécimes cobras, com todos os Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) necessários, a garantir a segurança do treinamento.

SETEMBRO

Em setembro, houve o lançamento do edital do Programa Guardiões da Caatinga, uma parceria inédita entre a nossa empresa e o SOS Caatinga.

O principal mote deste programa é desenvolver competências de cidadania e ambientais na população de Craíbas-AL, uma das cidades onde está situado o Projeto Serrote.

Durante um ano, 25 craibenses serão capacitados com uma rica ementa sobre educação ambiental; botânica; tratamento e disposição de resíduos; reciclagem; fauna e flora do bioma Caatinga; identificação de animais com riscos à saúde humana; conhecimento de entidades governamentais relacionadas à conservação do bioma; e outros módulos.

Prefeito Ediel Leite e diretor do IMA, Gustavo Lopes, em visita ao empreendimento (Foto: Zóio Comunicação)

No dia 11 desse mesmo mês de setembro, o Projeto recebeu a visita do prefeito de Craíbas, Ediel Leite, e do diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, que puderam conferir os avanços a olhos vistos da obra de implantação.

Eles conheceram os prédios administrativos do Projeto; a mina; a planta de beneficiamento; e a barragem de rejeitos. O gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima, e o coordenador de Meio Ambiente da MVV, André Maia, fizeram as honras e os acompanharam durante o trajeto.

Na oportunidade, os presentes ainda conferiram um desmonte controlado, ao lado de um aparelho sismógrafo mostrando que os ruídos e vibrações da detonação estão dentro dos mais rigorosos padrões estabelecidos por lei.

Entrevistas de seleção dos candidatos do Guardiões da Caatinga (Foto: MVV)

OUTUBRO

Em outubro, o processo seletivo do Guardiões da Caatinga chegou ao fim com o anúncio dos nomes dos selecionados, publicados nos sites da MVV (www.vale-verde.com) e da ONG (www.institutososcaatinga.com.br).

Já no dia 10 de outubro, a Mineração Vale Verde recebeu do IMA/AL a Licença de Instalação (LI) para construir um posto de abastecimento de combustível dentro do Projeto Serrote.

O posto ficará no pátio da oficina, por trás do Galpão do Almoxarifado. A validade desse documento da LI é de dois anos, a partir da data de concessão. O local terá 60m³ e atenderá às demandas das áreas de implantação e operação da mina.

O técnico de Meio Ambiente da MVV, Jaédson Oliveira, realizou palestra sobre melhorias no CEA (Foto: MVV)

Nesse mesmo mês, a MVV foi chamada para participar de um importante evento no interior de Minas Gerais.

Avanço e sustentabilidade são duas palavras que juntas têm o poder de mudar realidades, mudar o futuro que aos poucos se apresenta para nós. E isso foi demonstrado com a apresentação do analista de Meio Ambiente do Projeto Serrote, Jaédson Oliveira, no 11º Workshop Opex 2020, em Caeté-MG, realizado no dia 21 de outubro pela conceituada Revista Minérios & Minerales, com todos os protocolos de distanciamento social e sanitização.

A palestra dele foi a única do evento com a “pauta verde”, trazendo o aspecto da redução de custos e de danos ambientais com a substituição de sacolas plásticas por tubetes reutilizáveis no Centro de Educação Ambiental (CEA) da MVV.

Essa medida deu uma maior produtividade de mudas de plantas nativas da região (3,5x mais) usando a mesma quantidade de água, o que lhe rendeu estar entre os vencedores do 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira deste ano, concedido pela mesma revista.

Encontro da MVV e IMA sobre compensação ambiental (Foto: MVV)

NOVEMBRO

Todo empreendimento de grande impacto ambiental precisa destinar uma parcela do investimento para a compensação ambiental no bioma em que está inserido. É o caso do Projeto Serrote, que irá realizar esta compensação em uma área de caatinga.

Em suma, mais de R$ 3 milhões estão sendo direcionados pela MVV para a criação de uma Unidade de Conservação dentro do Estado de Alagoas.

Além desse valor, mais de R$ 500 mil já foram utilizados na realização de estudos de fauna e flora locais, bem como na produção de livros relacionados ao tema.

Para tratar do assunto, a MVV e o IMA/AL realizaram reunião no Projeto Serrote que ocorreu no dia 6 de novembro.

OUTROS REGISTROS