É sabido que a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico da região são pontos dos mais importantes da nossa empresa.
Em 2014, por meio da implantação da Unidade de Demonstração (UD), projetada dentro do escopo do nosso Centro de Educação Ambiental (CEA), foi criada uma assistência técnica para agricultores se ambientarem ao ciclo produtivo de ovos caipiras.
A UD de Avicultura realizou à época a produção de aproximadamente 65 bandejas de ovos por mês, com curso de capacitação e construção de aviários no CEA, envolvendo os moradores das comunidades vizinhas ao Projeto Serrote, entre Arapiraca e Craíbas.
Esses cursos aconteceram em parceria com o Sebrae/AL e Senai/AL. As assistências técnicas aconteceram através do então técnico de Agropecuária da MVV, Jaédson Oliveira, hoje técnico de Meio Ambiente da empresa.
Agora na 2ª etapa, com o apoio da empresa terceirizada Expressão Socioambiental Pesquisa e Projetos, o intuito da MVV é auxiliar essas pessoas na comercialização, prospecção e fomento à economia.
Por isso, a Expressão Socioambiental está fazendo visitas de campo para articular a realização de um diagnóstico com as famílias que têm interesse em participar da 2ª fase do Projeto de Avicultura.
“Um estudo realizado identificou que havia na região, dentre outras, culturas de fumo e mandioca — no entanto, com período de sazonalidade muito curto. Então vimos na Avicultura essa possibilidade de complemento de renda durante o restante do ano, utilizando pouco espaço e pouca água, a fim de essas pessoas não ficarem dependendo de programas municipais e/ou federais de Assistência Social. Queremos que o povo da região seja protagonista de sua própria história. E esse pode ser um dos caminhos”, diz a analista de Relações Comunitárias da MVV, Gyslane Chaves.
Na oportunidade, foi criada a Associação Juntos Somos Fortes, com dezenas famílias vinculadas. Hoje, o número aumentou. Daí a necessidade de um diagnóstico prévio.
Segundo ela, as equipes da Expressão Socioambiental seguem conversando com as lideranças comunitárias para explicar o que será feito e colher novos dados. Os profissionais da empresa terceirizada da MVV tem vasta experiência com avicultura, trabalhando também com grupos de outras localidades do Sertão e Zona da Mata.